• Carregando...
Presidente do Conselho de Ética, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA). Foto: Alex Ferreira/Arquivo Câmara dos Deputados
Presidente do Conselho de Ética, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA). Foto: Alex Ferreira/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

A instauração do processo disciplinar contra o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, foi adiada mais uma vez. Uma reunião do colegiado estava prevista para as 10 horas desta terça-feira (26), mas acabou cancelada pelo presidente do grupo, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA), por falta de local. Todos os 17 plenários da Casa já estavam ocupados com outras reuniões.

Como na quarta-feira (27) o dia promete ser atípico na Casa – por conta do jogo da seleção brasileira de futebol masculino na Copa de Mundo -, o presidente do Conselho de Ética resolveu marcar um novo encontro apenas para semana que vem. Normalmente, os trabalhos na Câmara dos Deputados se concentram entre terças-feiras e quartas-feiras. Nos demais dias da semana, a maioria dos parlamentares atua em suas bases eleitorais, o que afeta o quórum da Casa.

Não é a primeira vez que o caso é adiado. A instauração do processo disciplinar contra o paranaense estava na pauta da última reunião do Conselho de Ética (na quarta-feira da semana passada), mas, devido ao início da Ordem do Dia no plenário da Câmara dos Deputados, o colegiado ficou impedido de dar prosseguimento ao caso. Pelo Regimento Interno, nenhum colegiado da Casa pode tomar decisões – como instaurar processo disciplinar – de forma concomitante com os trabalhos do plenário.

O caso

Nelson Meurer foi o primeiro deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato. Ele foi acusado de receber uma espécie de mesada do esquema de corrupção da Petrobras e pegou mais de 13 anos de prisão. Por causa disso, duas siglas partidárias, a REDE e o PSOL, entraram com representações no Conselho de Ética contra o pepista, alegando quebra de decoro parlamentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]