• Carregando...
Do Português à Novilingua
| Foto:
Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Quando George Orwell escreveu 1984 nos apresentou um governo totalitarista que observava a tudo e a todos. Seu “Big Brother” trabalhava ativamente para proteger sua população e para isso não media esforços agindo prontamente com a ideia de que os fins justificam os meios – desde a vigília constante da população até a inescrupulosa manipulação de mídia e informação, tendo também um projeto bem interessante: a novilingua.

Esta língua, um idioma fictício do romance, era produzida intencionalmente pelo homem. Isso quer dizer que todos os seus vocábulos eram cunhados de forma consciente, com um propósito já determinado. A ideia real dessa nova forma de fala era a supressão de alguns termos – como liberdade – a fim de que o conceito expresso pela palavra em questão desaparecesse também.

Por mais fantástico que pareça, a ideia é absurda, qualquer estudante da linguagem sabe que uma língua é completamente adaptada para o meio em que está inserida. A nomenclatura de algo só surge depois que tal coisa já exista, e não o contrário. Ou seja, quem vem antes é o pensamento, como no exemplo o conceito da liberdade, somente depois é que ele é denominado.

O problema é que atualmente algumas pessoas estão tentando trabalhar com essa ideia de mudança de vocabulário. Estamos vivendo em uma época do politicamente correto, e é inegável que grandes avanços têm sido feitos no que tange questões de preconceitos e direitos iguais, bem como respeito ao próximo. Porém, muitas pessoas acreditam que grande parte dos problemas pode ser resolvido com a mudança de vocabulário.

A questão em si não é o preconceito e nem sua origem, e sim sua expressão. Há uma grande vigília no que é dito, no que expresso e, portanto, há um grande medo de se expressar.

O surgimento do termo “afrodescendente” é um reflexo disso. Não vejo nada de errado em se dirigir a alguém dessa forma, mas também não existe problema com a palavra “negro”, o racismo não está associado ao vocábulo, e sim ao seu uso.

O mesmo aconteceu com as favelas: elas deixaram de existir, o que temos agora pelo país são “comunidades”. Já vi moradores destas ditas comunidades falando que a denominação de favela sugere um lugar sujo e violento, um lugar dominado pelo tráfico e esquecido pelos políticos. Mas a simples mudança de nome não fez com que estes problemas sumissem. Ainda existem comunidades em que a violência impera, em que não há saneamento básico nem segurança.

Outro caso semelhante foi o do Ministério Público Federal em Minas Gerais, que ordenou a retirada de uma das entradas no dicionário Houaiss do verbete “cigano” em que aparecia – pejorativo: ladrão. O juiz alegou que assim a língua ficaria mais limpa, e que o preconceito trazido pela leitura do termo sumiria.

Novamente caímos em um tipo de ignorância. Proibir um livro de publicar um termo não vai eliminar o preconceito. Quem já tem em seu vocabulário pessoal essa definição do termo em questão vai continuar a enxergar dessa forma. O problema real não está no nome da coisa, não surge na palavra utilizada para descrevê-lo – é claro que existem termos que são absurdamente preconceituosos e pejorativos – mas não é o que esta sendo discutido aqui. A questão não é que “afrodescendente” é um termo mais limpo e que “negro” acarreta preconceito. A questão é que mudar a palavra não muda o sentimento.

É louvável a tentativa de acabar com o preconceito, mas o desespero e a ignorância das pessoas que estão fazendo isso só estão tornando situação pior. Estamos vivendo cada vez mais no mundo de George Orwell – em reconhecimento ao talento do escritor, este ano foi celebrado pela primeira vez o “Orwell Day” na Inglaterra. Todos estão se conectando, todos estão se vigiando e tornando-se mais visíveis, algumas coisas precisam ser freadas, algumas atitudes precisam sim ser avaliadas com cuidado, mas o vocabulário não deve ser tratado como a raiz de todos os males.

>> Thiago Chab é mestrando em linguística, professor de português e membro da Associação Mensa Brasil.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]