• Carregando...
TOLERÂNCIA E RESPEITO: Os grandes desafios da educação e da humanidade
| Foto:

Os tempos atuais pedem um olhar atento ao outro, pois já nos damos conta, em diversas partes do mundo, de que a desejada qualidade de vida só pode ser obtida com uma situação de bem-estar social. No entanto, as demandas altamente competitivas da sociedade contemporânea, de outro lado, nem sempre permitem que esta necessidade, de observar as questões alheias e respeitá-las, se efetive no dia a dia.

 

Percebemos que, dentre os diversos aspectos desafiadores para a educação contemporânea, três tópicos se colocam como premissas-chaves para um futuro promissor, no Brasil e no mundo:

 

    Estes três pontos sintetizam um grande desafio para toda a humanidade e devem ser o objetivo máximo das escolas.

     

    Tais questões, que hoje estão na pauta de discussão das principais instituições de ensino públicas ou privadas em todo o mundo, estiveram em foco durante o 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion.

    Uma educação humanizada, voltada a valores e não apenas à competitividade do mercado, é um tema que vem se apresentando de forma recorrente na pauta de governos, instituições de ensino e da comunidade em geral, nas mais variadas regiões do planeta. A sociedade vem percebendo que não bastam apenas as benesses das inovações tecnológicas e digitais para uma vida melhor, mais segura e com mais conforto à população. É preciso, antes de tudo, um olhar voltado ao outro, com respeito e disponibilidade.

     

    ESPAÇOS DE DIÁLOGO

    As abordagens a respeito de um ensino para a diversidade e para o mundo foram contextualizadas no encontro, realizado entre 5 e 13 de abril, dentro da temática “Espaços de Diálogo”, em um olhar inovador para a educação proposto pela professora doutora norte-americana Patricia Watson, referência mundial em educação e psicologia. O Sion Curitiba, desenvolveu ao longo de 2017 vários projetos relacionados à obra de Patricia Watson Espaços de Diálogo.

     

    Os pontos propostos no livro contemplam necessidades quanto à forma como as pessoas se relacionam na sociedade atual e lidam com questões cotidianas que são generalizadas. Educar com respeito e com singularidade é uma proposta do Carisma Sion, da filosofia das escolas sionenses, e é uma necessidade mundial, estendendo-se a outras instituições de ensino também.

     

    No encontro, uma reflexão central foi a seguinte: como, dentro da prática diária, ser um espaço de diálogo, ser um lugar onde se dialoga?

     

    Consideramos este um desafio. Para que se estabeleça um diálogo, com diferentes pontos de vista, é preciso querer participar e estar atento àquilo que o outro quer dizer.

     

    EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

    Dentro do tema deste ano, “Espaços de Diálogo”, cristaliza-se a percepção de que só podemos dialogar com o que ou quem conhecemos. A Metodologia Montessori, que adotamos na escola, favorece este trabalho, pois os alunos trocam experiências e se ajudam, são responsáveis pelo material de sala, que é de uso comum, trabalham de forma solidária e não competem entre si. Atualmente o mundo globalizado em que vivemos vem tornando as pessoas cada vez mais centradas em si mesmas, o que não permite a percepção do outro na sociedade.

     

    É muito importante que se desenvolva esta percepção do outro, que possibilita o conhecimento das diferenças que existem entre as diversas culturas e o do respeito entre elas.

    *Artigo escrito pelas educadoras do Colégio Sion Curitiba Luciana Suplicy Gonçalves, supervisora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadora da Educação Infantil; Lucilene Brustolin, coordenadora do Ensino Médio; Maria Cristina Montingelli, coordenadora do Ensino Fundamental I. O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

    **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

    0 COMENTÁRIO(S)
    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros

    Máximo de 700 caracteres [0]