• Carregando...
Vida para iniciantes
| Foto:
Divulgação

Existe alguma aula ou curso que possa nos ensinar a viver?
Em caso positivo, reservem a minha vaga! Se o colégio em que estudei tivesse uma matéria chamada “Vida para Iniciantes” no Ensino Fundamental, eu certamente teria me livrado de vários problemas ao longo dos anos. Quase tudo que sei tive que aprender errando – ou vendo outros errarem.

Sei que não sou a única. É só passear pela seção de autoajuda de qualquer livraria e sentir que tem bastante gente que também se sente perdida. Não é isso que me assusta – acho normal nos questionarmos sobre o que estamos fazendo (ou se estamos fazendo certo) nessa vida. O que me pega é ter tanta gente se sentindo confiante o suficiente para oferecer respostas!

Quem são essas pessoas que escrevem livros, estrelam reality shows e dão palestras se propondo a ensinar como viver melhor? Essa onda não é nada nova – dois exemplos históricos com resultados bem diferentes me vêm à mente: Rasputin e os Romanov (excelente nome para uma banda!) e o guru Maharishi Yogi e os Beatles – mas parece que recentemente este fenômeno tem se alastrado. Faz lembrar o Fernando Pessoa: “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?”.

E sem querer me botar de professora aqui (o que iria contra o meu próprio propósito), mas sinto que mais importante do que aprender com os acertos de quem já sabe é ir atrás dos erros pessoais ou coletivos, reais ou fictícios de quem já errou. Para isso, nada melhor que ir direto à fonte: “O Diário de Anne Frank” me ensinou mais sobre a estupidez do preconceito que qualquer palestra; “1984” me mostrou o horror do fascismo e a necessidade de uma individualidade melhor do que qualquer best seller do momento; um livro que será lançado no Brasil este ano, “Infinite Jest”, me abriu mais para a humildade, empatia e consciência do que dez workshops – e melhor ainda, me fez abrir os olhos para como começar a exercer estas virtudes. Ainda estou longe de conseguir colocar tudo em prática. Mas estou no caminho. Errando, vendo outros errarem, enfim, vivendo.

Uma Escola da Vida para brasileiros
Quem quiser procurar uma resposta para minha pergunta inicial pode tentar o intensivo de uma semana da “Escola da Vida”, que acontece em São Paulo no mês de abril. Quem idealizou o projeto foi o filósofo suíço Alain de Botton, que co-fundou a primeira sede da escola em Londres. Os temas tratados pela Escola da Vida já viraram uma série de livros, lançada em Português pela Objetiva. Se existe algum diferencial em relação ao nicho da autoajuda, é que a Escola se propõe a fazer perguntas e botar os alunos para pensar e responder por si mesmos suas dúvidas. Saiba mais aqui.

>> Lívia Lakomy é jornalista e associada da Mensa Brasil.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]