Atrair consumidores para baixar aplicativos depende basicamente de propaganda, engajamento e recomendação. Contudo, desenvolvedores já estão preocupados com outros números, em especial, a taxa de retenção. Há apps com bom desempenho em número de downloads, mas com alta taxa de desinstalação nas 24h seguintes.
O que faz um usuário desinstalar um app em tão pouco tempo? Há várias hipóteses: o app pode ter interface desagradável ou confusa; entregar o que não promete; ou ter sido adquirido por mera curiosidade.
Comigo, excetuando apps de teste, o pior problema são os que o perturbam o tempo todo com notificações. Lembro de alguns em especial: um de recarga de celular e vários de delivery de comida. Um desses malditos enviava notificação na hora do almoço, do jantar e até chamava pra comer pizza todo fim de semana. Depois de um único pedido, me despedi desse chato que me mandava comer o tempo todo.
Durante o último feriadão, o mala sem alça da vez é um popular app de transporte individual. Por usar muito esse tipo de serviço e saber que ele estrearia hoje em Curitiba, fiz o cadastro semana passada.
O que se deu foi uma sucessão de mensagens sem freio. Tanto via notificações quanto por SMS.
Desenvolvedores, não façam isso. O usuário reclama e com razão. Lembre-se: quem perdoa é mãe; a internet, jamais.
-
Relatório dos EUA sobre censura no Brasil reforça denúncia sobre Moraes na OEA
-
“SAC da reclamação” é nova tentativa de Lula de reverter queda de popularidade
-
Articulação política e bombas fiscais: os problemas para o governo no Congresso
-
Moraes admitiu em decisão que justificativa para prender Filipe Martins é duvidosa
Deixe sua opinião