• Carregando...
Programa Papagaios do Brasil lança série de gibis para divulgar iniciativas de proteção aos papagaios e principais ameaças
| Foto:

O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é a espécie de papagaio mais conhecida no Brasil. Sua habilidade de imitar a fala humana é o motivo da fama e também o que faz dela a maior vítima do tráfico de animais. O comércio ilegal dessa ave silvestre é estimulado pelo grande número de pessoas que compra papagaios-verdadeiros, retirados da natureza ainda filhotes Para informar e sensibilizar sobre a importância de manter essas aves na natureza, o Programa Papagaios do Brasil acaba de lançar o primeiro gibi de uma série de histórias em quadrinhos sobre os papagaios dos biomas Mata Atlântica e Pantanal. A filhote de papagaio-verdadeiro Glauci é a personagem principal da primeira história.

Nos quadrinhos, que se passam no Pantanal brasileiro, Glauci aprende com seus pais sobre os perigos do tráfico de animais silvestres. Mas descobre também que há pessoas dedicadas a proteger e conhecer as espécies de papagaios e seu habitat. A versão digital do gibi está disponível no site do Programa .

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa da SPVS alinhada ao Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Papagaios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), Fundação Neotrópica do Brasil, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Parque das Aves, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O objetivo do Programa é integrar projetos de conservação de papagaios e contribuir com a execução do PAN Papagaios. Além do papagaio-verdadeiro, outras cinco espécies fazem parte do PAN Papagaios: papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa), que também ganharão suas próprias histórias em quadrinhos. As espécies habitam diferentes regiões do país, mas sofrem com ameaças semelhantes. Além do tráfico de animais, a redução das áreas naturais onde essas aves vivem é outro grande desafio dos pesquisadores que trabalham para proteger as espécies.

 

Projeto Papagaio-verdadeiro

Para conservar a espécie e seu habitat natural, o Projeto Papagaio-verdadeiro pesquisa e monitora essas aves desde 1997. O projeto foi criado pela pesquisadora Gláucia Seixas, na qual foi inspirada a personagem Glauci da história em quadrinhos. Gláucia e sua equipe acompanham os ninhos e o desenvolvimento dos filhotes até o voo, realizam contagens da população nos locais de abrigo e monitoram espécies vegetais utilizadas como alimento pelos papagaios. Além de atuar diretamente no combate ao tráfico dos papagaios e promover atividades de educação e sensibilização com crianças, moradores do entorno de áreas naturais e turistas (www.papagaioverdadeiro.org.br).

*Artigo escrito pela equipe da OSC Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, parceira do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]