• Carregando...
A BG chegou à Bom Gourmet!
| Foto:

Captura de Tela 2013-12-10 às 18.48.48Este blog, que nasceu de um mapa iniciado há coisa de dois anos, chegou às páginas da nova revista Bom Gourmet. A partir da edição de dezembro, passamos (com alegria e satisfação) a assinar uma coluna mensal por ali. A ideia é a mesma de sempre: indicar lugares bacanas, sem frescuras, de cozinha honesta e caprichada e que, em geral, escapam aos olhos de muita gente que já não os frequenta.

Para abrir os trabalhos, escolhemos um lugar de que já queríamos falar há muito tempo: o Lámen House, casa que tem como proprietário, chef, cozinheiro, garçom e barman o japonês Tatsuya Sodeyama, 40. Tatsuya aprendeu os segredos do macarrão que é uma especialidade da culinária japonesa em São Paulo, onde desembarcou há 17 anos de Kawasaki, onde nasceu, cresceu e trabalhou como mecânico até emigrar.

E aprendeu bem, já que passou dez anos enfurnado numa cozinha do bairro da Liberdade até resolver vir a Curitiba abrir o próprio negócio.

Quer saber mais? Então leia a revista Bom Gourmet. Vale a pena.

E, se você chegou aqui depois de ler a revista, seja bem vindo ao blog. E, como prometemos, aí vai uma seleção de endereços japoneses (e outros nem tanto) que constam entre os preferidos da casa.

Divirta-se!

__

Miyako
Mudou de direção desde a época em que um amigo, descendente de japoneses, disse que o gohan (arroz) era igual ao da batchan (avó). Mas, ainda assim, é um dos preferidos da casa para almoçar. Bom para se matar de comer sushi.
Av. Pres. Getúlio Vargas, 1011, Rebouças
(41) 3223-6532

Fujii
Ainda que agora esteja meio perdido no meio da novíssima e jequíssima praça de alimentação do Mercado Municipal, vale a visita. A Equipe Baixa Gastronomia (EBG), quando passa por lá, gosta de pedir o udon (macarrão) ou o guiu domburi (um cozidão de arroz com ovo e carne).
Av. Sete de Setembro, 1865, Centro
Mercado Municipal de Curitiba, box 18
(41) 3262 8274

Sra. Chung
Ainda que não exatamente uma especialidade japonesa, o yakissoba da Sra. Chung cativa nossos corações há bastante tempo. O que falta de espaço, sobra em simpatia. Mas não é lugar para apressados. Como é a própria sra. Chung que cuida de tudo, do atendimento às mesas à pilotagem da wok fumegante, às vezes o pedido demora um pouco a sair. Mas vale cada minuto do seu tempo.
Rua Bruno Filgueira, 2296, Bigorrilho
(41) 3335 8425

Yume
Não dá para classificar como BG, principalmente depois que se mudou para o novo endereço – funcionava antes onde hoje está Lamen House. Mas basta a informação de que era o lugar que o cônsul japonês escolhia para jantar quando vinha a Curitiba.
Rua Leôncio Correia, 223, Água Verde
(41) 3343 1321

Kamikaze
Outro que, pelo preço, provavelmente escapa das definições da BG. Mas é um lugar dos mais peculiares de Curitiba. Comandado pelo japonês Kazuma Ezaki, tem meia dúzia de mesas, cada uma com uma chapa no centro – para preparo do teppanyaki, especialidade da casa. E Kazuma é rigoroso em seu trabalho e com a (ótima) comida que prepara. Não é, portanto, lugar para se pedir um sushi hot filadélfia.
R. Bororós, 212, Água Verde
(41) 3242 2403 (Só atende mediante reserva)

————-

Mapa da Baixa Gastronomia | E-mail | Twitter | Página do Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]