• Carregando...
Bar Palácio ganha livro sobre sua história
| Foto:
Divulgação / Facebook ÓTV
Sede original do Bar Palácio, na Barão do Rio Branco. A placa com a seta ainda pode ser vista na sede atual.

Logo mais acontece, no Memorial de Curitiba, o lançamento do livro Bar Palácio: Uma História de Comida e Sociabilidade em Curitiba, de Mariana Corção. O livro é o desdobramento de um projeto de pesquisa orientado pelo professor Carlos Antunes da UFPR, que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente durante o tour de avalização para a categoria Sabor Popular do Prêmio Bom Gourmet deste ano.

Divulgação

Mesmo quem não for um ferrenho adepto da Baixa Gastronomia já ouviu histórias sobre o Bar Palácio, na ativa desde 1930. Algumas foram contadas aqui mesmo no blog, outras circulam pela aí, como a das três moças que chegaram desacompanhadas. Quer dizer, desacompanhadas de um homem, o que era proibido segundo as regras da casa.

A solução? Convocou-se um cavalheiro que estava sentado sozinho em uma mesa ao lado, para sentar junto às moças que, assim, passaram à condição de acompanhadas.

Como um estudo acadêmico, o livro acaba passando ao largo deste lado mais folclórico, mas acaba focando-se mais na história propriamente dita do estabelecimento. Fala, por exemplo, da sua primeira sede na Barão do Rio Branco, a poucos metros daquela que muitos pensam ser a sede original. Fala ainda de alguns dos seus pratos mais tradicionais como o Churrasco Paranaense e o Mineiro com Botas, que fazem do Bar Palácio um verdadeiro pilar da BG curitibana.

E sabe da melhor? o livro será distribuído de graça!

——————

Serviço

Lançamento do livro ar Palácio: Uma História de Comida e Sociabilidade em Curitiba

Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79, São Francisco, Curitiba

Distribuição gratuita do livro para os presentes.

sexta, 28/09 das 16:00 às 19:00

——————

Agora temos uma página no Facebook, mas você pode nos seguir no twitter.
Se preferir, mande um email pra gente.
E, já que está por aqui, por que não aproveita pra conhecer o Mapa da Baixa Gastronomia?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]