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(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

Depois de um conturbado processo de negociação entre a prefeitura de Curitiba e os moradores da região do Batel, o ligeirão que faz a linha Santa Cândida/Praça do Japão entrou em funcionamento há pouco mais de um mês. O tempo de operação é suficiente para coletar da base de dados da prefeitura as ligações feitas ao 156 durante todo o mês de abril e avaliar qual percepção a população tem da nova linha. Essas ligações são um bom termômetro e podem até servir de alerta para os gestores do transporte coletivo se atentarem ao que não vai bem.

Em abril foram 370 ligações categorizadas pela prefeitura nos assuntos “ônibus”, “transporte coletivo”, “mobilidade urbana” e “motoristas, cobradores e porteiros”. Desse total, 30 ligações foram para falar sobre o recém-implantado ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão. Apesar de a prefeitura ter rotulado quatro contatos como sugestão ou reclamação, as 30 ligações eram essencialmente reclamações; a maior parte referente ao mesmo tema: com a nova linha expressa, o antigo itinerário Santa Cândida/Capão Raso está mais lento e com menos carros à disposição.

Uma ligação recebida às 19h27 do dia 2 de abril exemplifica o tom das reclamações, conforme anotado nas palavras do operador do 156. “Cidadão relata que está na Praça Eufrásio Correia desde as 18h30 e até o momento não passou nenhum ônibus. Ressalta que neste período passaram sete ônibus que fazem a linha Santa Cândida/Praça do Japão”.

Outra reclamação feita à central da prefeitura é em relação à identificação dos ônibus. Na manhã do dia 6 de abril, há a reclamação de um cidadão de 72 anos que informou “que pega a linha do Santa Cândida/Capão Raso e entrou no ônibus errado na estação tubo Praça Eufrásio Correia devido a não ter informação dentro do ônibus. Relata que poderia ter uma gravação dentro do ônibus informando qual a linha ou mudar a cor do ônibus para azul”.

Segundo a Urbs, o trecho entre o Santa Cândida e o Capão Raso conta com 44 ônibus, entre “paradores” e ligeirões. Para minimizar os efeitos colaterais do ligeirão, a prefeitura vai lançar na próxima segunda-feira (7), uma nova linha de reforço, que vai funcionar nos horários de pico: Cabral-Capão Raso. A linha será uma extensão da Capão Raso-Rui Barbosa, que faz integrações com a Santa Cândida-Capão Raso nos pontos Oswaldo Cruz e Bento Viana.

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