• Carregando...
Vereador Bruno Pessuti (PSD) cobrou redução da tarifa da tribuna da Câmara Municipal (Foto: Rodrigo FOnseca/CMC)
Vereador Bruno Pessuti (PSD) cobrou redução da tarifa da tribuna da Câmara Municipal (Foto: Rodrigo FOnseca/CMC)| Foto:

O vereador Bruno Pessuti (PSD), um dos principais aliados do prefeito Rafael Greca (PMN) na Câmara de Curitiba, pediu durante a sessão plenária desta quarta-feira (30) que a prefeitura diminua o valor da passagem de ônibus. O pedido tem como base a retirada do PIS/Cofins e da Cide incidentes sobre o óleo Diesel que foi implementada pelo governo federal em resposta à greve dos caminhoneiros.

Durante seu pronunciamento da tribuna da Câmara, Pessuti recebeu o apoio de outros parlamentares que também integram a base de apoio da prefeitura.

Segundo o vereador – que desde que relatou a CPI da URBS, em 2013, tem se debruçado sobre questões relativas ao transporte – o preço do combustível responde por aproximadamente 15% do custo do transporte.

LEIA MAIS: Urbs não garante redução na passagem de ônibus após queda do diesel

“Nós temos que fazer com que essa redução do preço do combustível não fique no bolso dos empresários, porque o combustível vai ficar mais barato para o empresário. […] Essa diferença tem que ficar ou no fundo dos transportes para melhorias no sistema ou provocar uma redução na tarifa social”, afirmou.

Nas contas de Pessuti, a redução poderia chegar a R$ 0,03 na tarifa técnica. O valor parece pequeno, mas de acordo com o vereador, cada centavo reduzido equivale a uma economia de cerca de R$ 1 milhão por mês em todo o sistema.

Na terça-feira (29), a Urbs afirmou que não é possível fazer um cálculo do impacto da redução de PIS/Cofins na tarifa enquanto não for publicada uma portaria da Agência Nacional do Petróleo detalhando a medida. A expectativa é que o documento seja publicado em breve.

Na segunda-feira (28), por meio de nota, a Urbs afirmou que a redução do diesel será analisada pela equipe técnica da Urbs e que os técnicos observam que a medida determinada pelo governo federal é temporária.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]