• Carregando...
Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná (Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo)
Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná (Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo)| Foto:

O governo do Paraná tem a menor taxa de servidores comissionados do país. Segundo a pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros 2017, realizada pelo IBGE, 1,35% dos servidores do executivo estadual são comissionados. O cálculo, divulgado na quinta-feira (5), leva em conta tanto a administração direta como a indireta, que engloba autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.

De acordo com o estudo, apenas os três estados do Sul do país têm menos de 2% de seus servidores lotados em cargos em comissão.

LEIA MAIS: TJ decide que 30 cargos em comissão da Sanepar são ilegais

Em números absolutos, o Paraná tem, no total, 188 mil servidores, sendo 2.531 em cargos de livre nomeação e exoneração. Ainda olhando para os números absolutos, o Paraná é o quinto estado com menos comissionados ao passo em que é o terceiro estado com o maior número de servidores estaduais. Vale destacar que a pesquisa não traz números consolidados de Minas Gerais.

Olhando apenas para a administração direta – aquela que leva em conta somente as estruturas ligadas diretamente ao Executivo – o Paraná tem apenas 1% de comissionados. O que eleva o percentual do estado são os órgãos da administração indireta, onde a taxa de cargos de livre nomeação é de 3%.

De modo geral, essa tendência é vista em todas as unidades da federação. Enquanto na administração direta a média de comissionados é de 4%; na indireta é de 10%.

Na outra ponta do ranking está o estado de Roraima, onde quase 15% dos servidores ocupam cargos de confiança. Dos 20,4 mil funcionários do estado, 3.035 são comissionados.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]