• Carregando...
(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)| Foto:

Há no sistema eleitoral brasileiro diversos mecanismos que valorizam o papel dos partidos na política. A exigência da filiação partidária para disputar eleições e o voto proporcional na escolha de deputados e vereadores talvez sejam os principais deles. O problema é que o eleitor que decidir levar à risca a ideia de evitar o voto personalista vai penar para entender os posicionamentos partidários.

LEIA MAIS: Entenda como seu voto pode eleger um deputado que você rejeita

O eleitor que, por exemplo, buscar coerência entre as coligações estaduais e nacionais dos partidos políticos terá sérias dificuldades em entender as alianças. O PROS, por exemplo, que em nível nacional está na aliança de Fernando Haddad (PT), no Paraná apoia Cida Borghetti (PP), que tem uma coligação formada por diversas siglas antipetistas.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Incentivo ao empreendedorismo

Há, além das incoerências formais, as ainda menos compreensivas posições pessoais. O candidato ao Senado Alex Canziani, por exemplo, é do PTB, partido que no Paraná apoia Borghetti e nacionalmente integra a aliança de Geraldo Alckmin (PSDB). Nesta quinta-feira (5), Canziani, entretanto, declarou apoio a Jair Bolsonaro, que no Paraná apoia informalmente Ratinho Junior.

Desenho das coligações

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]