• Carregando...
Ratinho Junior (PSD) (Foto: Divulgação/Alep)
Ratinho Junior (PSD) (Foto: Divulgação/Alep)| Foto:

*Com informações de Euclides Lucas Garcia

O projeto encaminhado pela governadora Cida Borghetti (PP) a Assembleia Legislativa do Paraná que visa a facilitar as parcerias com a iniciativa privada e a venda de ativos públicos é a primeira pedra no sapato do governador eleito Ratinho Junior (PSD) na relação com os deputados estaduais. Apesar de ter sido enviado pelo atual governo, o projeto foi concebido pela equipe de transição de Ratinho.

No Legislativo e no Tribunal de Contas o projeto está sendo criticado por técnicos e por parlamentares, o que tem obrigado a base novo governo a trabalhar antes mesmo da posse.

A crítica inicial partiu de técnicos do Tribunal de Contas. Eles se opõem em especial a dois trechos do projeto. O primeiro questionamento é relativo à possibilidade de que projetos do Programa de Parcerias do Paraná possam ser submetidos previamente a análise do Tribunal de Contas para que o órgão se manifeste sobre seus termos. Essa manifestação, entretanto, não poderia ser de censura ao conteúdo ou resultar em penalização ao gestor “por mera divergência de entendimento técnico”.

Decifrando Ratinho Junior: entusiasta de privatizações e linha dura na segurança

A outra queixa, relativa ao artigo 29 do projeto, é sobre a previsão de o projeto ser fiscalizado, supervisionado e monitorado por consultorias e outras entidades da iniciativa privada.

O entendimento de fontes de dentro do Tribunal é que essas duas possibilidades poderiam interferir o TC-PR de exercer seu papel de fiscalização.

Essa crítica encontrou eco entre os parlamentares. Eles têm criticado o projeto, dizendo ser inviável aprova-lo da maneira que veio. Aliados do governador avaliam que o movimento desse grupo de deputados pode ter relação com a definição da Mesa Executiva. Como a distribuição de cargos já foi definida, deputados não contemplados estariam fazendo essa oposição para barganhar algum benefício na articulação.

Mesmo assim, o governo já cogita emendar a proposta para que o projeto seja aprovado ainda esse ano e Ratinho já assuma o governo com os trâmites simplificados para desestatização e parcerias privadas.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]