• Carregando...
Pedro Lupion acompanha Pedro Bório na Comissão de Relações Exteriores, presidida por Eduardo Bolsonaro (Foto: Divulgação/Twitter)
Pedro Lupion acompanha Pedro Bório na Comissão de Relações Exteriores, presidida por Eduardo Bolsonaro (Foto: Divulgação/Twitter)| Foto:

No dia 10 de abril o chanceler Ernesto Araújo oficializou a saída de Sergio Amaral do posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A troca no cargo já era esperada, portanto desde antes da publicação no Diário Oficial já se especula quem seria o substituto do embaixador em Washington. 15 dias após a saída de Sergio Amaral o novo nome ainda não foi anunciado.

Dois grupos têm tentado emplacar o novo embaixador: o de Ernesto Araújo, que defende o nome do diplomata Nestor Foster; e o núcleo militar que, segundo analistas, apoia a indicação do consultor e advogado Murillo de Aragão. Por fora corre o nome do Curitibano Pedro Henrique Lopes Bório.

LEIA MAIS: Cinco paranaenses estão na comissão especial da reforma da previdência. Saiba quem são

Bório é diplomata de carreira e atualmente é cônsul do Brasil em São Francisco, nos Estados Unidos. Desde o começo do ano, há um movimento entre parlamentares que buscam emplacar Bório como novo embaixador. Quem iniciou a articulação foi o ex-deputado Victoria Galli (PSL-MT). Em janeiro ele encaminhou um ofício ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, recomendando o nome do curitibano.

Recentemente, o deputado federal paranaense Pedro Lupion (DEM) parece ter tomado a frente desse movimento. Nesta semana, o parlamentar levou o embaixador a uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária e a uma sessão da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, onde apresentou o embaixador ao presidente do colegiado e filho do Presidente da República, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Em março, Lupion recebeu um ofício do Movimento Pró-Paraná, composto por diversas associações da sociedade civil do estado, referendando o nome de Bório para o posto.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]