• Carregando...

Boa dia Leitores e Empreendedores,

Demorei um pouco para escrever esse primeiro post, como um marinheiro de primeira viagem, investi algum tempo na tentativa de compreender como seria a melhor maneira de levar conteúdo de qualidade que pudesse servir ao propósito idealizado por mim para esse blog – ampliar o acesso de jovens, empreendedores, empresários, interessados e curiosos a informações que possam ajudá-los a montar e gerir seus negócios.

Tendo dito isso e como todo processo de mentoria deve ser organizado, então devemos começar exatamente por esse ponto. Por essa razão, nosso primeiro post será sobre como o blog vai funcionar, quais assuntos vamos tratar e de que forma vamos fazê-lo. Vamos em frente começando pelo princípio:

1) Qual o escopo desse blog?

Realizar uma mentoria tratando de assuntos relacionados ao empreendedorismo, principalmente o de alto impacto, cuja forma mais comumente conhecida são as startups. Ao longo das postagens, traremos informações sobre os principais temas que afetam uma startup ou empresa de tecnologia e/ou de inovação, dentre eles podemos citar questões de gestão empresarial e de pessoas, cultura empresarial, aspectos jurídicos, modelos de negócios e de monetização, dentre outros.

2) Periodicidade: quinzenal ou semanal

3) O que é uma mentoria?

É a relação que se estabelece entre um mentor(a) e um mentorado(a), através da qual o mentor(a) fará uso de sua experiência relevante pessoal e profissional para orientar e guiar o mentorado(a) em seu processo de desenvolvimento profissional ou de sua empresa/startup. Nesse caso, torna-se importante compreender que a premissa de valor dessa relação está calcada na capacidade do mentor(a) de transmitir sua experiência e conhecimento, apoiando, orientando e guiando seu mentorado(a) ao longo do caminho.  Esse tipo de relação é muito utilizado nas culturas americana, canadense e européia, mas ainda em estágio mais embrionário no Brasil e países latino-americanos, contudo basta ler a biografia ou mesmo ver algum video da história de alguns dos principais empreendedores que construíram empresas inovadoras e de tecnologia nos últimos 15 anos, que encontraremos menções e citações ao uso de mentores.

4) Qual a diferença entre mentoria e coaching?

De uma forma geral, com base na literatura e informações disponíveis nos sites oficiais de associações de coaching, as duas principais diferenças que eu destacaria seriam o fato de que o mentor(a) baseia sua relação de orientação em sua experiência de vida e profissional, enquanto o coaching faz uso de técnicas e metodologias desenhadas para ajudar o coachee (cliente), através de um processo de questionamento organizado realizado pelo profissional, a compreender melhor a si mesmo e desenhar suas metas e objetivos a serem alcançados. A segunda diferença que destacaria é o foco, no caso da mentoria pode-se trabalhar o empreendedor, a empresa ou negócio, enquanto que no coaching, necessariamente estamos falando de pessoas. O que nos leva a concluir que ambas são abordagens diferentes, mas que certamente contribuem para o desenvolvimento de pessoas e organizações.

 

Nesse blog vamos seguir uma linha de mentoria, como o próprio nome já deixa claro, por isso os posts serão baseados em minha experiência pessoal e profissional, assim como de algumas contribuições de amigos mentores.

Boa semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]