• Carregando...
Redação – Atente à estrutura do texto solicitado
| Foto:

Nossos antigos mestres chamavam a conhecida redação de hoje pelo acertado nome de composição. Concordo com eles, porque escrever uma redação é reunir elementos para formar uma estrutura facilmente decomposta, caso assim desejemos.

O sucesso literalmente em suas mãos – Na prova de redação dos vestibulares concorridos o atendimento ao formato de um texto ganha o aplauso ou a advertência de quem tem a função de corrigi-lo. Recomendo aos meus alunos que escrevam invariavelmente para garantir o aplauso ou a nota máxima. O sucesso está em suas mãos, também, vestibulando.

Doralice  Araújo
Iniciar, desenvolver e concluir um texto? Desafios para vestibulandos e reflexões sobre o ensino/ aprendizagem da leitura e escrita nas escolas – Encontros Marcados com a Redação, nov. 2009

Atente às diversas tipologias textuais – A diversidade de tipos de textos, por exemplo: os resumos, as argumentações, as cartas informais ou formais, a análise de charges ou tirinhas, as dissertações, entre outros modelos profissionalmente solicitados exigem estrutura específica. Por que muitos candidatos deixam de atender ao solicitado? Ora, não entendem a proposta e não conhecem os componentes estruturais do texto proposto, prezado leitor.

O olhar de lince do corretor da redação – Diante da função de avaliar a habilidade e conferir a competência quanto à expressão escrita de um candidato o corretor observará se a redação atende às especificidades de um resumo ou de um texto de opinião. No caso do resumo se há identificação da fonte, do tema e se o autor mantém fidelidade ao texto examinado, além de acatar o número mínimo e máximo de linhas proposto; quanto ao texto opinativo se observará a presença da tese sobre o assunto alvo da polêmica, dos argumentos e da conclusão esboçada.

Embalagem ajustada às informações solicitadas – Para qualquer modelo de texto há uma estrutura, um formato correspondente, portanto será conveniente ficar de olho na postagem quando, mais adiante, tratarei das tipologias textuais.

Na próxima edição do blog tratarei dos recursos textuais e trarei outros exercícios; apareça.

Serviço – Quer participar da série de 15 aulas programadas nos meus Encontros Marcados com a Redação? As inscrições estão abertas; voltarei à sala de aula para atender vestibulandos e interessados em melhorar as condições de leitura e escrita, a partir do dia 5 de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]