• Carregando...
O físico Stephen Hawking (FOTO: Nasa - Creative Commons)
O físico Stephen Hawking (FOTO: Nasa - Creative Commons)| Foto:
O físico Stephen Hawking (FOTO: Nasa - Creative Commons)

O físico Stephen Hawking (FOTO: Nasa – Licença de Uso: Creative Commons)

O físico Stephen Hawking, que dispensa apresentações, deu ontem uma entrevista ao site coletivo Reddit.

Um dos participantes da entrevista coletiva perguntou sobre a possibilidade de desemprego em massa diante de uma produção automatizada crescente.

A resposta foi a seguinte:

Se as máquinas produzirem tudo de que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas são distribuídas. Todos podem desfrutar de uma vida de luxuoso lazer se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada. Ou a maioria das pessoas pode acabar miseravelmente pobre se os donos das máquinasse se posicionarem com sucesso contra a redistribuição da riqueza. Até agora, a tendência parece apontar para a segunda opção, com a tecnologia conduzindo para uma desigualdade cada vez maior.

Fonte: Huffington Post.

O editor de negócios do Huffington Post, Alexander C. Kaufman, autor do post original, complementa:

Essencialmente, os proprietários das máquinas vão se tornar a burguesia de uma nova era, em que as corporações que eles possuem não irão fornecer empregos para trabalhadores humanos.

Desse modo, o abismo entre os super-ricos e o restante está crescendo. Para iniciantes, o capital – como ações ou propriedades – acumula valor em um ritmo muito mais rápido do que a economia real cresce, de acordo com o economista francês Thomas Piketty. A riqueza dos ricos se multiplica mais rápido do que os salários aumentam e a classe trabalhadora nunca poderá acompanhar.

Mas se Hawking está certo, o problema não será recuperar o atraso. Vai ser uma luta até mesmo avançar um centímetro além da linha de partida.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me adicione no Facebook.

Me siga no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]