• Carregando...
O nascimento de um bebê prematuro
| Foto:

Nascer prematuro, antes da hora. O bebê e os pais nascem prematuros. Uma rotina diária de hospital, UTI, médicos, enfermagem. Olhar o seu bebê através de um vidro, tocá-lo suavemente. Ir para casa e deixar uma parte do coração no hospital.
Novembro é também o mês de conscientização sobre a prematuridade, comemorado no mundo todo hoje, dia 17 de Novembro. No Brasil, a cada 100 partos por ano, são em média 12 partos prematuros.

Com a mobilização e divulgação procura-se que mais pessoas conheçam as causas da prematuridade, que desta forma possa se prevenir o parto prematuro quando possível e, quando inevitável, oferecer cuidados ao bebê e à mãe.
Todo apoio deve ser ofertado aos pais e ao recém-nascido prematuro. São crianças que apresentam particularidades em relação à alimentação, crescimento, metabolismo e desenvolvimento neurológico.
A pele também sofre com o nascimento prematuro. O maior órgão do corpo humano, a grande superfície de contato com o meio ambiente. Normalmente a criança ao nascer possui uma espessura menor da pele comparada ao adulto. No bebê prematuro esta pele é ainda mais fina, leva cerca de 3 semanas para se igualar a de um bebê nascido a termo, no tempo certo. A perda de água pela pele é maior, assim como a capacidade de absorver substâncias e medicamentos.
A camada de gordura é menor, a perda de calor maior, o que dificulta a manutenção da temperatura.

Bebê prematuro e sua Mãe. Contato próximo, um ato de amor. Fonte: prematuridade.com

Método Canguru.
Colocar o bebê em contato com a sua pele, para receber o calor do seu corpo. Um método comprovado de assistência neonatal que auxilia no desenvolvimento e na recuperação de bebês prematuros. Ajuda na manutenção da temperatura do corpo, estimula o vínculo entre o bebê e a mãe e o pai, contribui com o aleitamento materno.
Estimular o aleitamento materno do prematuro, um ato de amor, que ajuda a prevenir complicações precoces e doenças tardias, como diabetes mellitus, pressão alta, colesterol alto, obesidade e problemas cardiovasculares, situações que a prematuridade expõe a maior risco.
A medicina evoluiu, hoje bebês prematuros recebem suporte avançado e junto com suas famílias são gerreiros na luta pela vida.
Uma vez nascida prematura, a prematuridade fará parte da vida dessa pessoa para sempre.
Hoje, vista roxo, cor do Dia Mundial da Prematuridade.

Dra Adriane Cardoso Demartine é Pediatra, Endocrinopediatra. Doutora em saúde da criança e do adolescente, estudou o crescimento dos bebês prematuros.
(facebook.com/adrianeendocrinoped)

Dra Juliana Loyola Presa é Pediatra no cuidado da pele das crianças e adolescentes.
(facebook.com/drajulianaloyolapresa)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]