• Carregando...

Hoje venho, com esse texto, quebrar o tabu de que pele negra não combina com tatuagem e sanar diversas dúvidas que permeiam esse assunto. Que tal deixar de lado todos os preconceitos?

Ainda existem muitas dúvidas sobre pele negra tatuada, como, por exemplo, a respeito da fixação da tinta na pele ou se a tinta branca contrasta melhor do que a tinta preta.

O que torna a tonalidade de nossas peles diferentes é uma enzima chamada tirosinase que quando em acúmulo é transformada em melanina, que é encontrada em nosso tecido basal, mais precisamente na camada da epiderme responsável pela cor de nossa pele. O acúmulo desta enzima é o que torna a melanina mais ou menos acentuada. Por isso, existem diversas tonalidades de pele, partindo dos albinos (pessoas com falta de melanina), os caucasianos, os pardos mulatos e os negros.

Muito se fala sobre a impossibilidade de tatuar peles negras, por achar que a tinta não seria bem absorvida, e que portanto os desenhos não seriam tão “visíveis” como em outras etnias. Mas o tempo foi mudando e hoje é possível tatuar uma pele morena e obter um resultado perfeito.

(crédito: hpnvsn via VisualHunt.com)

 

Para que isto seja possível deve-se sempre procurar um profissional qualificado e que trabalhe com materiais adequados. Ouça a opinião do profissional, que irá lhe orientar sobre quais tons irão ficar melhor de acordo com a arte escolhida, e, por último, lembre que deve sempre manter o uso do protetor solar. Mesmo que a pele negra seja menos suscetível aos raios UV, o fator de proteção deve ser utilizado para que não haja a queima do pigmento concentrado em sua derme.

Também se mantém aquela antiga pergunta se a tatuagem branca na pessoa morena faria com que houvesse contraste. Hoje existem não somente as tintas brancas como as tonalidades com fundo opaco tal como a cor marfim, que, na pele, se assemelha à pigmentação branca. A diferença é que. por conter traços de cor amarela, a pigmentação pode ser mais duradoura e em conjunto com a melanina depositada na pele aparecer tão bem quanto a tinta branca. Então, caso seu tatuador diga que o branco não é o tom mais recomendado, pergunte se o uso de uma cor marfim seria uma opção para substituição. O efeito é tão bonito quanto o do branco. Uma ótima opção para os que desejam ter contraste e iluminação na hora de tatuar a pele negra.

Somente o profissional saberá lhe indicar o melhor procedimento , pois ele irá lhe mostrar as melhores opções para que você tenha sua arte linda para o resto da vida. Não importa a cor da pele, seja ela parda, branca ou negra; o que realmente importa é que o amor pela arte não se mede, e que a tatuagem pode ser feita em qualquer pessoa!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]