• Carregando...
Pilates em casa para uma corrida saudável.
| Foto:

A corrida de rua vem ganhando mais adeptos a cada dia que passa. Acredito em vários fatores para esse crescimento: é uma prática esportiva que cabe em todos os bolsos, é uma atividade fácil de encaixar em qualquer rotina, contato com a natureza, trabalha muito bem a parte cardio respiratória, alto gasto energético e partimos do princípio que todo mundo sabe correr desde criança.

A verdade não é bem essa!

A corrida é um movimento cíclico e constante. Requer técnica, postura e um corpo preparado para que não ajam lesões. O que é muito comum em articulações do tornozelo, joelho e quadril pelo impacto do movimento repetitivo e falta de força muscular para proteger essas regiões.

Dia 11 de setembro vai acontecer a 2° corrida do Clube da Alice no Parque Barigui em parceria com o Viver Bem – http://clubedaalice.com.br/corridapelapaz/–  e até lá vou dar dicas de exercícios de Pilates que podem ser feitos em qualquer lugar para melhorar seu preparo e que vão auxiliar num desempenho de maior qualidade e segurança.

O Pilates trabalha de forma muito inteligente seus exercícios, pois estimula ao mesmo tempo grupos musculares que se auxiliam nos movimentos, desenvolvendo assim a força de maneira equilibrada. Para a corrida isso é de grande valia, uma vez que um desequilíbrio muscular pode gerar uma compensação articular que pode resultar numa lesão.

Hoje as dicas serão de como fortalecer o CORE que é a nossa região abdominal e no Pilates chamamos de CASA de FORÇA. Um abdômen forte protege a coluna e auxilia na manutenção da postura. São 3 exercícios fáceis e que podem ser feitos em qualquer lugar:

HUNDRED (CEM): esse exercício tem esse nome porque são 100 movimentos (pulsos) com os braços ao lado do corpo. Pode se deitar de barriga para cima com os joelhos flexionados e os braços estendidos ao lado do corpo. Levanta a cabeça e olha para as coxas, puxa o ar pelo nariz e movimenta os braços imaginando que tem uma mola embaixo das mãos ( o objetivo é mantê-la encolhida) e solta o ar pela boca. A respiração é prolongada e corresponde a 10 movimentos com os braços. Ao total são 10 respirações completas.

SINGLE LEG STRETCH (ALONGAMENTO DE UMA PERNA): deitada de barriga para cima com a cabeça levantada e o olhar para as coxas, estende um joelho e puxa o outro em direção ao peito. Sincroniza a troca das pernas com a respiração. Realizar de 4 a 10 repetições em cada perna.

BRIDGE (PONTE): Deitada de barriga para cima, joelhos flexionados e os pés paralelos apoiados no chão. Os braços estendidos ao longo do corpo auxiliando na estabilidade para subida do quadril. Procure sincronizar a respiração com os movimentos. Realizar 10 vezes.

Pronto! Esses exercícios praticados com frequência vão ajudar você a ter um abdômen mais forte, uma postura mais alinhada e a coluna mais protegida de lesões.

Bom treino!

Por Maria Carolina Lemes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]