• Carregando...
(crédito: Visual Hunt)
(crédito: Visual Hunt)| Foto:

A utilidade de uma mensagem está condicionada ao seu entendimento. Não só no campo da linguagem. Obras de arte só são apreciadas quando fazem sentido para quem vê. Objetos só são vendidos quando mostram-se vantajosos. Com o que vestimos não poderia ser diferente.

Que “a roupa fala” já sabemos. E que essa voz afeta nossa carreira e é capaz de direcionar relações sociais também. Porém, mais que auto compreender-se  e saber traduzir tal essência na vestimenta, a mensagem precisa ser entendida pelo outro. Para isso, é necessário transmitir, através dessa “carta de apresentação” formada por tecidos e acessórios (e cabelo e maquiagem e postura), um discurso claro.

(crédito: Visual Hunt)

Uma comunicação visual persuasiva não é necessariamente minimalista, mas capaz de encaixar elementos de maneira coerente como um texto com início, meio e fim que traz frases diretas e sem duplo sentido, mesmo ao unir termos coloquiais e técnicos. Na  série documental Abstract: The Art of Design, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels ilustra a importância da “estética fácil” quando explica, sobre seu trabalho, que “por mais cuidadosamente pensados, refletidos, discutidos, projetados e testados” sejam os projetos “quando você os vê, precisam parecer simples“.

Na moda, a nova-iorquina Iris  Apfel é um bom exemplo:  seus visuais repletos de referências e elementos impactantes anunciam, logo de cara, quem é Iris. Somos até capazes de  intuir de onde ela vem, o que e como ela faz, e nessa análise é possível perceber a quantidade de barreiras que podem ser quebradas através de uma produção cujo resultado final é acessível.

Leve a reflexão para a frente do espelho, desafie-se a explicar o seu próprio visual e avalie se a tradução corresponde ao roteiro original. Em meio à rotina atribulada, principalmente no universo corporativo, sai na frente quem é facilmente assimilado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]