• Carregando...
Foto - Librestock
Foto - Librestock| Foto:

Um dos assuntos que vem ganhando grande destaque atualmente refere-se à “lentes de contato”, procedimentos que têm como principal objetivo otimizar a estética do sorriso.

As “lentes de contato” são películas finas, confeccionadas de cerâmica, utilizadas para corrigir e/ou aperfeiçoar características dos dentes, como alterações leves de cor, forma e proporção. Dessa forma, o resultado final é um sorriso mais harmônico e uniforme.

Foto - Librestock
Foto – Librestock

A diferença das lentes de contato para as facetas dentais difere na espessura da cerâmica da peça, e consequentemente, na quantidade de desgaste ao qual o dente em questão será submetido. As facetas exigem um preparo mais profundo da estrutura dental, sendo utilizadas em casos de alterações maiores, como manchamento mais severos e grandes alterações de forma. Já as lentes de contato são estruturas de espessura diminuta que proporcionam um desgaste mínimo do dente, podendo assim, preservar sua estruturar ao máximo.

Os laminados cerâmicos são peças confeccionadas de maneira personalizada, em ambiente laboratorial. De forma basicamente artesanal, os profissionais da área conseguem, através de um processo delicado de escultura e técnica, elaborar peças com grande naturalidade e valor estético. No consultório odontológico, o paciente será submetido a sessões de moldagem (para confecção de modelos de gesso personalizados), preparo dental, prova das peças e cimentação.

Segundo a  Prof. Dra. Amanda Mushashe, Mestre em Odontologia Clínica e Especialista em Prótese Dentária, um dos passos mais importantes para a determinação do uso das lentes de contato é diagnóstico correto. “ Apesar de as lentes de contato serem um grande advento na reabilitação estética, deve-se levar em consideração a particularidade de cada caso. Muitas vezes, dependendo das características do paciente, outras opções de reestabelecimento podem ser mais adequadas na resolução. Dessa forma, o profissional deve realizar uma avaliação meticulosa, e apresentar ao paciente todas as vantagens e desafios do tratamento. Assim, obtém-se um resultado com maior qualidade e previsibilidade”.

A manutenção das lentes de contato é feita no próprio consultório odontológico, nas consultas de rotina, sendo essas essenciais para a preservação da qualidade do trabalho realizado. O ideal é que a visita ao cirurgião-dentista seja realizada a cada seis meses, podendo-se espaçar este período com o caso.

Além da reformulação estética, os laminados de cerâmica tendem a diminuir a preocupação com a ingestão de alimentos e bebidas que podem provocar o manchamento das estruturas dentais, uma vez que a cerâmica é altamente resistente à alteração de cor.  Outra propriedade interessante é o fato de a porcelana ter características muito parecidas com as do esmalte do dente, sendo durabilidade considerada alta.  O “tempo de vida” varia de paciente a paciente, mas pode durar entre 5 a 10 anos, ou até mais.

Ideal se você deseja um sorriso de revista, procedimento rápido, simples e conservador!!!

Por Karen Petrelli de Castro – Dentista e Coordenadora Geral da Faculdade São Leopoldo Mandic/Curitiba

Um pouco sobre “Lente de contato” dental

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]