• Carregando...
Você sabe quais são os alimentos que mais mancham os dentes???
| Foto:

Muita gente mantém a saúde bucal em dia, mas ainda assim os dentes são amarelados.
Por que?


A causa disso pode estar nos alimentos ingeridos no dia a dia; seja no açaí, no cafezinho e até no vinagre balsâmico, que são alimentos ácidos e com forte pigmentação, conhecidos como cromogênicos.
Conheça os 10 alimentos que mais mancham os dentes
1. Frutas silvestres
Devido a seus tons escuros, as frutas silvestres podem causar manchas. Para preveni-las, escove os dentes logo após ingerir as frutas. Sabemos que as frutas silvestres são incríveis e estão entre os alimentos com maior teor de antioxidantes, mas é preciso tomar cuidado ao consumi-las se você quer ter dentes brancos.
2. Café
O café contém polifenois ácidos chamados taninos, que podem causar manchas e descoloração. Além disso, o café também é muito ácido para o corpo, e esta acidez pode ser prejudicial para a sua saúde bucal e favorecer o surgimento de cáries.
3. Chá
O chá pode ter taninos que causam manchas. Além disso, a frequência com a qual você o toma é muito importante. Se você está constantemente tomando café ou chá ao longo do dia, você está mais suscetível à descoloração e a ataques ácidos nos seus dentes. Para lutar contra as manchas, uma pesquisa publicada no International Journal of Dental Hygiene sugere acrescentar um pouco de leite à bebida. Estudos indicam que a caseína presente no leite pode prevenir e reduzir significativamente as manchas causadas pelo consumo de chá.
4. Vinho tinto
Aqueles mesmos taninos problemáticos também estão presentes naquela taça do seu vinho preferido. Entretanto, há maneiras de obter os benefícios do vinho e do álcool e manter seu sorriso radiante. Combine a sua taça de vinho com um punhado de amêndoas para ajudar a prevenir as manchas. Especialistas acreditam que o simples fato de mastigar alimentos duros, como as nozes e amêndoas, ajuda a eliminar a placa dos dentes e prevenir as manchas. Mastigar estes alimentos também estimula a produção de saliva, que irá neutralizar os ataques ácidos prejudiciais.
5. Curry
Embora os temperos exóticos sejam maravilhosos, estas mesmas especiarias podem manchar seus dentes, graças à sua profunda pigmentação
6. Balas
Balas estão entre os piores alimentos para a nossa saúde bucal, já que seus resíduos podem ficar grudados entre os dentes, criando um ambiente perfeito para as bactérias e a liberação de ácidos que causam cáries

7. Suco de cereja
Todos os sucos de fruta podem manchar nossos dentes, especialmente quando as frutas são fortemente pigmentadas como as cerejas e as frutas silvestres. Além disso, os sucos também costumam ser carregados de açúcar, um verdadeiro convite para que as bactérias se instalem na sua boca e causem mais danos e descoloração aos dentes.

8. Refrigerante
Não importa se é um refrigerante cheio de açúcar ou uma versão diet; esta bebida com gás é considerada ácida para o corpo e, como resultado, pode prejudicar a saúde dental. Se você precisa beber algo gasoso, opte pela água com gás no lugar do refrigerante.

9. Vinagre balsâmico
Além de ter uma coloração escura, ele é grudento e pode se prender aos dentes, levando ao surgimento de manchas.

10. Beterraba
Seja como parte de um suco de vegetais ou pura, é bem provável que a beterraba cause manchas nos dentes. O método de prevenção mais eficiente é escovar os dentes logo após o consumo.

11. Picolés
Picolés podem ter menos calorias do que outras opções de doces, mas pelo fato de conter açúcar e suco de frutas em sua composição, eles podem prejudicar o seu sorriso radiante

12. Gatorade
Alguns estudos sugerem que isotônicos podem ser ainda mais prejudiciais para o seu sorriso do que os refrigerantes. Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo excessivo deste tipo de bebida pode enfraquecer e danificar o tecido dos dentes, devido a uma combinação de componentes ácidos, açúcares e outros aditivos. A água é fundamental no que diz respeito à hidratação e a ter uma boca saudável e radiante.

13. Uvas
As uvas são frutas profundamente pigmentadas, e podem causar manchas se forem consumidas com frequência.

14. Limão

As frutas cítricas como o limão são altamente ácidas e podem desgastar o esmalte dos dentes, revelando tecidos amarelados sob a superfície.

Se você quer manter seus dentes branquinhos, a melhor opção é sempre após consumir os alimentos acima, escovar os dentes.
Consulte seu dentista periodicamente para fazer uma limpeza profissional!

Por Karen Petrelli de Castro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]