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Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo| Foto:

A prefeitura de Curitiba relança, nesta quarta-feira (5), o programa Bom Negócio, que irá oferecer capacitação em empreendedorismo de forma gratuita. Além de cursos introdutórios, os participantes vão ter acesso à mentoria de profissionais parceiros e a cursos temáticos, em áreas como marketing e gestão de pessoas.

O programa, que entre 2005 e 2012 capacitou mais de 13 mil empreendedores, foi repaginado e ganhou ares mais “modernos”. Além da modalidade de ensino à distância (alternativa para chegar a um número maior de pessoas), outra novidade nesta reformulação são os conteúdos ligados ao universo das startups.

As inscrições começam nesta quinta-feira (6) e vão até o fim do mês de setembro. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário já tem acesso à primeira etapa do programa, chamada Rota 1. São 16 horas de conteúdo à distância (EaD), com vídeo-aulas, exercícios e materiais de apoio.

Ao final da jornada, o empreendedor deve fazer um teste online, com nota mínima de sete. Quem não conseguir alcançar a nota de corte pode refazer o questionário outras duas vezes.

A ideia não é barrar ninguém, mas garantir um nivelamento de conhecimento para quem seguir às fases seguintes. Por isso quem tiver dificuldades pode recorrer ao auxílio de mentores e fóruns de discussão. “Quem tiver boa vontade, disposição e quiser aprender vai passar e chegar no presencial”, garante a coordenadora do Bom Negócio, Mari Pessin, assessora técnica da Agência Curitiba.

A etapa intermediária (Rota 2) é composta por 14 horas no modelo EaD, além de workshops presenciais, não obrigatórios, no Engenho da Inovação, antigo Engenho Rebouças, no bairro de mesmo nome, na região central de Curitiba.

A Rota 3, última fase, terá 56 horas presenciais distribuídas em sete encontros temáticos (gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio).

Todas as etapas finalizam com testes de validação, sempre com nota mínima de sete.

Aulas exclusivas

Desenhado em parceria com 23 instituições (como universidades, órgãos da prefeitura, especialistas em gestão e coach e entidades empresariais) o Bom Negócio oferece um conteúdo inédito, produzido especialmente para o programa, como aulas e conteúdos de apoio.

Ao olhar para a educação empreendedora, nós percebemos uma lacuna que era o foco no pequeno empreendedor. Não só o tradicional, mas também o de alto impacto, que são as startups”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba (antiga Agência Curitiba de Inovação). Como a agência “não tem expertise em educação”, a construção foi aberta para a comunidade.

As entidades também vão disponibilizar mentores. Entre eles há professores de ensino superior, profissionais liberais e empresários experientes, que vão orientar os empreendedores inscritos no Bom Negócio. Atualmente há 86 mentores capacitados, além de outros em processo de validação. Quem tiver interesse em se candidatar para mentoria pode se cadastrar no site do Bom Negócio.

Negócios tradicionais e startups no mesmo pacote

Uma das novidades para esta nova fase do Bom Negócio é a união entre negócios tradicionais e startups em um mesmo programa de capacitação. Com isso, o projeto foi renomeado para Bom Negócio — Vale do Pinhão (em referência ao programa de inovação capitaneado pela prefeitura de Curitiba).

Cris Alessi explica que, como o programa tem caráter introdutório, seu conteúdo pode ser aproveitado em qualquer tipo de negócio, seja ele um pequeno varejo de bairro ou uma inovação com base tecnológica.

Além disso, conhecimentos inovadores, ligados às startups (como os modelos de negócios flexíveis) podem auxiliar empreendedores “tradicionais”. Assim como os “startupeiros” precisam aprender sobre temas considerados tradicionais, como regras para contratação de funcionários.

Um outro plano da Agência Curitiba é criar uma rede de suporte, em que os empresários cadastrados, mentores, professores e todos os envolvidos no programa possam auxiliar uns aos outros.

Entidades parceiras

Confira a lista com as entidades, empresas e profissionais parceiros do novo Bom Negócio – Vale do Pinhão:

Associação Comercial do Paraná (ACP); Centro Europeu Profissões; Endeavor; Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR); Escola Conquer; Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP); Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Positivo; Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR); Faculdade Fesp; Universidade Opet (UniOpet); Fernanda Massote Consultoria e Coaching de Carreira; Lilian Noguchi; Autem Solutions; Haze Shift; Kultivi; Libercoach; M&L Produções; Novozymes.

Como vai funcionar

Organizado pela Agência Curitiba, o Bom Negócio — Vale do Pinhão será realizado em três etapas:

Rota 1: à distância (EAD). São 16 horas, com tremas como planejamento, mercado e finanças. É preciso tirar nota mínima 7 para seguir à próxima fase.

Rota 2: à distância e presencial. São 14 horas EAD, além de workshops que serão realizados no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças, Curitiba).

Rota 3: presencial. São 56 horas em sete encontros temáticos (gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Agência Curitiba (www.bomnegocio.curitiba.br), a partir de 6 de setembro, e ficam abertas até o final do mês.

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