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Luciane Belin, especial para a Gazeta do Povo

Esqueça o estereótipo das agências de publicidade cujos funcionários, com seu estilo de vida criativo, despreocupado e boêmio, costumam virar a noite pensando em campanhas cheias de boas sacadas. Na última década, graças a um redesenho do próprio mercado, estes negócios vêm dando espaço às empresas de comunicação digital que, cada vez mais, seguem o estilo Google de administrar e gerir pessoas: com descontração, mas horário fixo.

É nesta categoria que se enquadra a GhFly, agência de marketing e comunicação digital que atua na construção de marca e geração de valor em meios digitais, com a elaboração de sites e estratégias para o e-commerce. A empresa tem 115 funcionários que atuam na sede de Curitiba e no braço da agência em São Paulo, voltado para o comercial.

Perto de completar oito anos, esta é a primeira vez que a agência apareceu no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná, ocupando o segundo lugar na categoria das empresas de pequeno porte. No ano passado, a GhFly ficou entre as 10 maiores do segmento de agências de publicidade no Brasil.

De acordo com o gerente de Operações Douglas Ribeiro, a receita de sucesso da empresa é combinar um modelo de crescimento de startup com um formato de gestão que é mais comum em grandes corporações do que em agências de comunicação. “Temos um modelo de empresa que une essa visão mais tecnológica, um estilo Google de ser. Mas a gente também tem um lado bem corporativo, com a inclusão de iniciativas que tragam mais qualidade de vida”.

O foco em tecnologia e em mídias sociais, que, por natureza, demanda atenção praticamente integral dos funcionários, é um verdadeiro desafio para as empresas do setor – e o que faz com que muitas delas pequem quando se trata do cuidado com os colaboradores. Na opinião do gerente de Operações, é preciso estar atento a isso na hora de coordenar as ações.

“A gente presta um serviço que tem por trás a tecnologia, mas quem administra são as pessoas. Para eu consiga manter o crescimento dos últimos anos é fundamental ter uma estratégia de [gestão] de pessoas que suporte isso. Trabalhamos para que as pessoas tenham oportunidades de desenvolvimento, crescimento e se sintam à vontade no ambiente colaborativo”.

Oportunidade que retém

Apontado por 70% dos colaboradores como o principal fator de retenção de funcionários, a oportunidade de crescer e se desenvolver dentro da companhia é algo prioritário na GhFly. Segundo o gerente de Operações , estimular o aprendizado dos funcionários e a constante atualização faz parte da estratégia de negócio da agência, que criou a GhFly University, um programa interno de formação e capacitação de colaboradores.

“Cada gestor de cada área tem a sua visão de plano de carreira da área e tem uma meta de treinamento para todos os meses […] A universidade trabalha para cobrir conteúdos para toda a empresa, trazer desenvolvimento para todos. São conteúdos próprios e com parceiros como o Google e o Facebook, e a gente consegue trazer treinamentos direto da fonte com estes parceiros”, detalha Ribeiro, acrescentando que os cursos são estendidos para os clientes, com ações de imersão dos parceiros em empresas como as citadas acima.

Na GhFly,  o crescimento das pessoas está atrelado a dois pilares fundamentais.  O primeiro está ligado a aquisição de conhecimento, pois se trata de um mercado que muda com muito dinamismo e velocidade. O segundo, por sua vez, diz respeito a forma como esse conhecimento se traduz em indicadores de desenvolvimento.

O plano de carreiras da GhFly acompanha este raciocínio, de forma que os funcionários podem optar por aprimorar suas habilidades no crescimento dentro da empresa sem ter de sair da sua área de atuação direta. Quem tem como principal característica os talentos essencialmente técnicos, por exemplo, pode se tornar um gestor técnico sem precisar partir para um cargo de gestão com o qual não se identifica.

“Eles têm a oportunidade de se tornar referência dentro da empresa como especialista em uma determinada área. É dessa forma que a nossa cultura enxerga essa dinâmica de crescimento, essa visão de carreira, e como conseguimos dar oportunidade para crescer”.

Diversidade

Quando o assunto é diversidade e igualdade de gênero, a GhFly aposta em ações como palestras, brainstormings e encontros, que ajudem a trazer a visão de mulheres, por exemplo, sobre o dia a dia da empresa. “Metade da nossa empresa é composta por mulheres e temos uma presença forte de pessoas LGBT, que compõem cerca de 10% do nosso quadro. Temos eventos como os meet ups, que são palestras mais dinâmicas, em ambientes fora da agência e mais descontraídos, onde compartilhamos todo tipo de conteúdo”, diz.

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