• Carregando...
Daniela Carvalho

Daniela Carvalho

E se um Arlequim resolvesse escrever canções contando sobre os seus sonhos e delírios? E se ele escolhesse como companhia e confidente  apenas um piano?

É por esse ângulo Bernardo Bravo apresenta “Arlequim”, seu mais novo trabalho musical, um álbum com  quatorze faixas que terá seu lançamento em um espetáculo de voz e piano na Sala de Atos do Paço da Liberdade no dia 16 de Agosto às 20h. No espetáculo o compositor tem a companhia especial de diversos parceiros/amigos que participaram nas gravações do disco, como os pianistas Bruno Piazza e Vinícius Nisi, e também as vocalistas Lívia Lakomy e Amanda Pacífico.

Diz uma lenda que Arlequim possui o costume de sair pela noite a deixar nas portas das casas seu doce coração e que, quando alguém come o coração do Arlequim, essa pessoa se torna o Arlequim. Ao se tornar um Arlequim, Bernardo Bravo entoa canções deste universo, com losangos, mistérios, rimas e galanteios típicos deste personagem. Canta o cotidiano do Arlequim, as ruas que caminha, o frio de da cidade em que vive, as desilusões e os amores, a descrição apaixonada do ‘cangote’ e o perfume da pessoa amada, passando pela saudade imensurável de um ente querido, o desespero de um amor findo à mesa de um bar, o frio da distância dos casais, o efêmero da paixão e a liquidez do amor, tudo isso entrelaçado em verso e melodia – na voz e no piano.

O espetáculo foi concebido a partir da ótica de um Arlequim, famoso personagem da comédia dell´arte. A partir do universo e das características do Arlequim como o galanteio, a sedução, o prazer, a malandragem, a tristeza, a solidão, o sonho e a desilusão, foi escolhido um repertório que será apresentado com entrelinhas de versos e silêncios.

 

O Personagem

Malandro, sedutor, sonhador e musical, é um apaixonado por Colombina, sem nunca assumir compromisso, é um atrapalhado namorador, servo de dois amos, é um elo perdido entre a saudade, o galanteio e a música. Um personagem de carnaval. Um arquétipo brincalhão, escravo do prazer e da festa. Dentro deste universo, o compositor Bernardo Bravo mergulhou seu novo trabalho musical. Por meio de parcerias feitas com compositores de Curitiba e com “canções escolhidas a dedo entre compositores prediletos para especiais interpretações” garante o cantor, Arlequim é um projeto voltado à canção através de uma ótica curitibana. Por meio da voz e do piano, as canções são entoadas com ênfase no lirismo de cada letra, na estética do frio, em intervalos de silêncios intimistas, encanto e poesia.

 

O disco

A idéia do disco surgiu em 2011 durante a gravação dos extras do DVD Camafeu, que faz parte do projeto musical felixbravo que Bernardo toca paralelamente desde 2007. Neste DVD a música Saudade recebeu uma versão com apenas voz e piano para os extras e enquanto gravava o músico pensou “por que eu não gravo um disco só com piano?” e a partir daí começou a seleção de músicas para o disco. O processo de gravação durou em torno de 4 meses, foi feito no estúdio Gramofone teve direção de André Prodóssimo, as mãos mágicas de Fabio Cardoso, Bruno Piazza e Vinícius Nisi nos pianos, e as participações de Amanda Pacífico e sua voz fantástica, e Lívia Lakomy que além de cantar, também é a compositora da faixa na qual participa. São 15 compositores, entre eles Otavio Camargo, Rafael e Rita Altério, Luis Felipe Leprevot, Phil Veras, Cauê Menandro e Chiquinha Gonzaga, com uma musica letrada por Bernardo. E como capa recebe uma bela ilustração de Nestor Jr feita especialmente para o disco.

 

Para ouvir:
Fanpage:
Material enviado pela:

Daniela Carvalho
Fotógrafa | Jornalista DRT 5705
www.danielacarvalho.com
www.flickr.com/photos/danicarv
(41) 9651-4751  |  (41) 3022-8437

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]