• Carregando...
BENETT SERÁ TEMA DO PRIMEIRO CROSSOVER DE QUADRINHOS DE PONTA GROSSA
| Foto:

Ei, você mora em Ponta Grossa ( sim, a terra do magnânimo Operário ) ou ali por perto? Curte música e quadrinhos? Vai rolar isso aqui por lá HOJE:

O release:

BENETT SERÁ TEMA DO PRIMEIRO CROSSOVER DE QUADRINHOS DA REGIÃO

Um dos cartunistas mais influentes do Brasil, Benett saiu do Santa Paula e chegou à Folha de S. Paulo criando uma obra que faz graça e filosofa.

“Crossover” é um conceito cultural que significa a combinação de diferentes artes ou de personagens e temas de uma mesma expressão artística. Nessa quinta-feira (07/05), haverá o primeiro crossover de HQ feito nos Campos Gerais. É que enquanto a obra do cartunista Benett for projetada num telão da sala B do Cine-Teatro Ópera, o baixista Hugo Alex, da banda Cadillac Dinossauros, vai improvisar musicalmente diante das imagens que vê.

“A partir de umas 60 ilustrações, eu vou fazer umas ‘texturas’ com o baixo de acordo com o ‘brilho’ de cada grupo de imagens. Se o conjunto for ‘mais escuro’, o andamento musical será um; se ele for ‘mais solar’, menos melancólico, será outro andamento”, explica Hugo Alex, músico que aceitou o desafio dos organizadores atividade pela “aventura” do formato, que também é inédito para ele.

BENETT SEGUNDO OUTROS CARTUNISTAS

“Benett é um dos desenhistas que mais presta homenagem aos grandes mestres do humor americano com seu trabalho. Por isso, a sua opção preferencial pelo gênero autodepreciativo característico de Charles Schultz, Woody Allen, Groucho Marx”, analisa Arnaldo Branco, que é jornalista e criador dos personagens de quadrinhos Capitão Presença e Joe Pimp, publicados pela revista Tarja Preta.

“Eu sempre achei que não era possível rir mais de uma vez de uma piada, a não ser com o tempo. Mas o humor do Benett me faz rir mais de uma vez, imediatamente. E não é esse riso raso da internet: kkk, rsrsrs… É risada de verdade”, observa Jean Galvão, que publica charges políticas na página dois do jornal Folha de S. Paulo desde 1999.  Jean, atualmente, divide esse espaço com o Benett e Angeli.

            ADVERSÁRIO DA ESTUPIDEZ

Além do crossover, serão comentados durante a atividade diferentes gêneros de expressão HQ de Benett e episódios da carreira, como suas participações e premiação no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.  Egresso das ruas do bairro Santa Paula e dos corredores do curso de Jornalismo da UEPG, Benett trouxe a sua personalidade singular para o humor brasileiro não apenas no humor político, mas explorando temas insólitos e “falhas” da condição humana, tendo a si próprio como alvo recorrente.

A programação voltada a Benett inclui depoimentos inéditos, como o feito pela cartunista Pryscila Vieira, no qual ela dá a sua versão de como o lado boêmio de Benett convive com uma figura disciplinada que produz toneladas de trabalho criativo. Outro colaborador foi o fã João de Oliveira Jr, cuja fanpage reúne mais de 2.500 trabalhos do cartunista. Convidado à difícil tarefa de definir sua admiração, arriscou: “Benett tem uma qualidade encontrada em poucos humanos, que eu chamaria de sagacidade meio psicanalítica, meio psicopática”. Logo complementa: “Uma grande parte do universo dos personagens do Benett questiona permanentemente uma certa estupidez humana”.

Durante abril e maio, o Clube de Humor se dedicou a valorizar os cartunistas do Paraná. No dia 23, a homenagem foi a Roque Sponholz. Em 21 de maio, o desafio será contar a história de José Ireno. Hoje, quinta-feira, o tema é Benett, cartunista de PG que se tornou um dos cartunistas mais conhecidos e admirados do Brasil.

 

Serviço:

 

O que: Encontro do Clube de Quadrinhos e Humor Barão de Itararé

Onde: Cine-Teatro Ópera, XV de Novembro, 468, sala B – Centro

Quando: dia 07 de maio de 2015 – quinta-feira

Horário: 19h30-21h

Entrada: gratuita

Contato: Fan page “Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé”

https://www.facebook.com/pages/Clube-de-Humor-e-Quadrinhos-Bar%C3%A3o-de-Itarar%C3%A9/1586023318285913?fref=ts

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]