• Carregando...
LISTA dos 100 maiores da MPB: Clementina de Jesus, cadê você?
| Foto:
Reprodução
CLEMENTINA DE JESUS, RESPONSÁVEL PELA AFIRMAÇÃO DA SONORIDADE AFRO-BRASILEIRA, NÃO CONSTA NA LISTA DOS 100 MAIORES ARTISTAS BRASILEIROS DIVULGADA PELA REVISTA ROLLING STONE: ESQUECIMENTO OU DESMERECIMENTO DA COMISSÃO JULGADORA?

Ah, as famosas listinhas… No caso da edição brasileira da revista Rolling Stone, uma listona dessa idade com os 100 maiores artistas da Música Brasileira e breve apresentação dos escolhidos por uma comissão de 70 jornalistas dos quatro costados.

Oito páginas de material. O destaque da capa é Gilberto Gil em delicioso ensaio sobre a fantástica fábrica musical ex-super-homem da Cultura agora de volta ao habitat natural: a música.

Tá, a lista da Rolling Stone. E o primeiro lugar vai para…. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. O segundo posto é ocupado pelo genial João Gilberto. Pela lógica, o terceiro lugar pertenceria a Vinicius de Moraes? Não! O poetinha – que junto a Tom e João formam a santíssima trindade da Bossa Nova – aparece em 18ª colocação e o posto fica com Chico Buarque de Hollanda. E xeque-mate!

Na velô da dicção tchu-tchu de Carmem Miranda – na 35ª posição do ranking – ele, Caetano Emanuel, o Veloso, que passeia por todos os movimentos e não quebra telhas e nem louças está em quarta colocação. Gilberto, co-mentor da Tropicália – aparece na décima.

Robertão, que cafunga e beija rosas e as arremessas na platéia, comparece em sexto lugar, precedido por Jorge Ben Jor e sucedido por Noel Rosa, seguido por Cartola – esse sabe que o que fazer com as rosas – e Tim Maia que está no céu. De boas intenções, alguns lugares estão cheios assim como o texto de apresentação tão ginasial. Um primor!

A listona contempla artistas importantes, de fato. Na seleção da Rolling Stones há espaço para, vejam bem, Odair José e Dj Marlboro (o centésimo). Uia! As justificativas: o primeiro, através do cancioneiro brega, tornou-se cult; o segundo por dar forma, coerência e visibilidade ao funk carioca. Então, tá!

Se for por aí, Chitãozinho e Xoxoró deveriam estar na lista por serem os precursores da fusão dos universos caipira, sertanejo amexicanizado e pop romântico meloso cheio de trinados. Bem como Luiz Caldas, o arquiteto da axé-music, representada na lista por Daniela Mercury. Né?

A revista não informou o critério de escolha dos músicos. E ponto final. Ah, pára com isso! A metodologia é importante, sim senhor, por mais que a lista resulte em pequenos equívocos.

Pequenos,vírgula, dois pontos: cadê Elomar, Francis Hime, Donga, Gonzaguinha, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik e Edson Cordeiro, contratenor que embola pop com canto operístico? Hum…

CADÊ A MULHERADA, HEIN? – Somos o país das cantoras, certo? Vai falar que não? Na lista dos 100 maiores, apenas 16 intérpretes femininas foram citadas. Quem abre alas é Elis Regina (14º lugar) e, na seqüência, Rita Lee. Maria Bethânia dá prosseguimento pouco mais adiante.

Marisa Monte foi a 43ª selecionada e ganhou texto afirmando ser ela a formadora de uma geração inteira de cantoras. Interpretando isso ao pé da letra, as demais cantoras não passam de papéis carbonos.

Não é por aí! Trabalhos distintos fazem Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Maria Rita, Bebel Gilberto, Céu e Mônica Salmaso, algumas das excluídas. Cássia Eller foi incluída. Nora Ney não. Marina Lima sim. Ro Ro, não.

Nara Leão, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Maysa, Dolores Duran e Aracy de Almeida estão entre as veteranas lembradas. Os julgadores padecem de memória. Onde estão Clementina de Jesus (voz carregada de corimás, jongos, lundus, pontos religiosos e samba de gente da antiga), Dalva de Oliveira?

O quer fizeram com Elza Soares, Celly Campelo, as irmãs Linda e Dirce Batista, Leny Andrade (considerada “the first brazilian jazz singer”), Zizi Possi, Ângela Ro Ro e – gente, olha quem ficou de fora – Nana Caymmi? Na lista está Otília Amorim (!), atriz, cantora bailarina, uma das preferidas de Mário de Andrade. Chiquinha Gonzaga, necas de pitibiriba. Alaíde Costa, nem tchuns

A lista da Rolling Stone carece de alguns ajustes e justiças. Se não tiverem questionamentos as listas não passam de mero amontoado de nomes. Certo?

PERGUNTINHA: QUEM EM SUA OPINIÃO SÃO OS MAIORES ARTISTAS DA MÚSICA BRASILEIRA?

…………………

A LISTA

1 – Tom Jobim
2 – João Gilberto
3 – Chico Buarque
4 – Caetano Veloso
5 – Jorge Ben Jor
6 – Roberto Carlos
7 – Noel Rosa
8 – Cartola
9 – Tim Maia
10 – Gilberto Gil
11 – Dorival Caymmi
12 – Pixinguinha
13 – Luiz Gonzaga
14 – Elis Regina
15 – Rita Lee
16 – Chico Science
17 – Paulinho da Viola
18 – Vinicius de Moraes
19 – Raul Seixas
20 – Milton Nascimento
21 – Arnaldo Baptista
22 – Maria Bethânia
23 – Heitor Villa-Lobos
24 – Rogério Duprat
25 – Renato Russo
26 – Baden Powell
27 – Gal Costa
28 – Mano Brown
29 – Ary Barroso
30 – Hermeto Pascoal
31 – Ney Matogrosso
32 – Tom Zé
33 – João Donato
34 – Cazuza
35 – Carmem Miranda
36 – Moacir Santos
37 – Erasmo Carlos
38 – Wilson Simonal
39 – Nelson Cavaquinho
40 – Cássia Eller
41 – Zé Ramalho
42 – Itamar Assumpção
43 – Marisa Monte
44 – Nara Leão
45 – Luiz Melodia
46 – Lulu Santos
47 – Max Cavalera
48 – Adoniran Barbosa
49 – Jackson do Pandeiro

Foto site Biscoito Fino/autoria não informada
TOM JOBIM: O MAESTRO BRASILEIRO OCUPA MERECIDAMENTE O PRIMEIRO LUGAR NA LISTA DOS MAIORES, QUE INCLUI NO MESMO BALAIO VILLA-LOBOS E ODAIR JOSÉ

50- Marcos Valle
51 – Clara Nunes
52 – Sergio Mendes
53 – Mario Reis
54 – Braguinha
55 – Elizeth Cardoso
56 – Edu Lobo
57 – Moraes Moreira
58 – Alceu Valença
59 – Martinho da Vila
60 – Nelson Gonçalves
61 – Maysa
62 – Naná Vasconcelos
63 – João Bosco
64 – Lobão
65 – Jacob do Bandolim
66 – Eumir Deodato
67 – Orlando Silva
68 – Lupicínio Rodrigues
69 – Otília Amorim
70 – Egberto Gismonti
71 – Lô Borges
72 – Marcelo Camelo
73 – Marcelo D2
74 – Odair José
75 – Lanny Gordin
76 – Johnny Alf
77 – Dolores Duran
78 – Jards Macalé
79 – Arrigo Barnabé
80 – Djavan
81 – Lenine
82 – Zeca Pagodinho
83 – Herbert Vianna
84 – Rodrigo Amarante
85 – Fred Zero Quatro
86 – Lamartine Babo
87 – Radamés Gnatalli
88 – Francisco Alves
89 – Ismael Silva
90 – Jamelão
91 – Aracy de Almeida
92 – Júlio Barroso
93 – Guilherme Arantes
94 – Marina Lima
95 – Arnaldo Antunes
96 – Daniela Mercury
97 – Pepeu Gomes
98 – Edgard Scandurra
99 – Liminha
100 – DJ Marlboro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]