• Carregando...
MasterChef é sucesso no Twitter
| Foto:

Que o brasileiro adora televisão e ama ficar na redes sociais, não restam dúvidas. No ano passado, já tinha comentado a questão da TV Social – e fiz uma analogia com o livro escrito por Dominque Wolton, “Elogio do Grande Público”, lançado em 1996. Escrevi que, tal qual Wolton falava na obra, as redes sociais comprovam que o telespectador é crítico, ativo, e deseja ser ouvido.

Avaliação dos pratos e reações dos jurados são sucesso no Twitter durante a exibição do MasterChef (Foto: Carol Gherardi/Band)

Avaliação dos pratos e reações dos jurados são sucesso no Twitter durante a exibição do MasterChef (Foto: Carol Gherardi/Band)

A rede social – ao unir milhões de desconhecidos – por um termo como a hashtag faz com que a  assistir à televisão fique mais divertido. A experiência de TV e comentar os programas faz parte do fenômeno segunda tela, e ganhou o nome de Social TV ou TV Social. Nos Estados Unidos, a discussão já está mais avançada, claro. Já se sabe que a audiência “tradicional” – a medida “ao vivo” – não correspondente mais à (total) realidade.

Naquela coluna, falei apenas das novelas, mas hoje, um ano depois, é nítido que a relação do público com a televisão e o Twitter mudou. Hoje, “Cozinha Sob Pressão”, exibido na Rede Massa/SBT aos sábados à noite, e “MasterChef”, da Band, chegam facilmente aos Trending Topics (termos mais comentados) do Twitter por conta de comentários (e divertidos) memes dos usuários, comprovando que o brasileiro também adora programas de gastronomia (e de passar fome vendo eles).

Ranking

Pela quarta semana consecutiva, de acordo com o IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR), levantamento que mensura a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital (a TV Social), o MasterChef registrou o dobro de impressões – quantidades de vezes em que os tweets relacionados ao programa foram visualizados durante sua exibição – do que os segundos colocados. O ranking também revela dados interessantes: “Babilônia”, rejeitada pelo público, também perde para “I Love Paraisópolis”, a novela das 19h, no Twitter.

Na hora do programa, Band exibe a contagem de tweets por minutos na tela. (Foto: Reprodução/Band)

 

“A edição brasileira do ‘MasterChef’ é hoje a que mais ativa e recompensa a audiência pela sua participação e engajamento, em tempo real e pelo Twitter, no mundo. O programa é referência para todas as outras edições nos mercado nos quais temos presença. No Brasil, o programa tem papel pioneiro na TV aberta e soube aproveitar a interatividade que uma plataforma pública e sem filtro como o Twitter oferece, fidelizando a audiência a cada episódio”, afirma Sergio Floris, diretor de TV do Twitter Brasil.

Vale lembrar que a Band – além de exibir a contagem de tweets por minutos – também seleciona e exibe comentários na tela, durante o programa. Também aparecem embaixo os avatars (fotos) de quem está comentando a atração naquele momento.

Confira os três últimos ranking do Ibope Twitter TV Ratings:

Semana: 25 a 31 de maio

Primeiro lugar: MasterChef (Band) – 9 milhões de impressões

Segundo Lugar: Eliana (SBT/Rede Massa) – 4.4 milhões de impressões

Terceiro Lugar: Superstar (Globo/RPC) – 4.4 milhões de impressões

Ranking completo aqui.

Semana: 1º a 7 de junho

Primeiro lugar: MasterChef – 10.6 milhões de impressões

Segundo lugar: SuperStar – 4.6 milhões de impressões

Terceiro lugar: Eliana (SBT/Rede Massa) – 3 milhões de impressões

Ranking completo aqui.

Semana de 8 a 14 de junho

Primeiro lugar: MasterChef – 9.5 milhões de impressões

Segundo lugar: SuperStar (Globo/RPC) – 4.2 milhões de impressões

Terceiro lugar: Verdades Secretas (Globo/RPC) – 3.1 milhões de impressões

Ranking completo aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]