• Carregando...
O que vem e o que foi na música de Curitiba
| Foto:

Reproduzo aqui a coluna Acordes Locais, que é publicada às quartas, na Gazeta do Povo:

Mariana Zarpellon/Divulgação
ruído/mm: disco novo, shows e videoclipes estão entre os projetos da banda para 2013

Salve, salve, salve. Voltei em plena Oficina de Música de Curitiba, que quase não saiu por problemas burocráticos da gestão passada, assim como a verba para o carnaval só saiu agora, com atraso de 4 meses, assim como não saiu no ano passado o resultado da Lei de Incentivo à Cultura. Abacaxis a descascar. Boa sorte a Marcos Cordiolli e equipe da Fundação Cultural de Curitiba.

A música curitibana vive o seu melhor momento em anos. E 2013 promete. Vou mostrar algumas coisas que vêm por aí e também conquistas de 2012.

ruído/mm

André Ramiro, da ruído/mm, manda o seguinte recado para os fãs:

“Temos um disco novo pela frente, músicas novas e preparando a banda pra concerto em 2014. Sairão ao menos dois clipes novos este ano também, usando músicas do disco de 2011 introdução à cortina do sótão. Dois shows serão realizados no TUC em março, de graça, e provavelmente um concerto na festa do Neri [Neri Rosa, do blog mofonovo.blogspot.com, e do programa Último Volume, da Lumem FM]. Aí a banda entra em recesso pro disco. Como estou morando no Rio, vamos armar uma ou duas vezes ao mês de levarmos todos os instrumentos para uma casa de praia ou sítio e assim viver compondo.”

Regra 4

A banda Regra 4 lançou o videoclipe “Second Life (Avatar)”, e agora se prepara para gravar na Argentina, em Buenos Aires, ao vivo, novos disco e DVD, com lançamento previsto para abril. Uma prévia pode ser ouvida pelo site Soundcloud. É o single “Use e Abuse”, parceria de Eugênio Fim, Luiz Felipe Leprevost e Troy Rossilho. Aí vão as duas

Eugênio Fim também finaliza a produção do disco de estreia de Luiz Felipe Leprevost, que sai neste primeiro semestre.

Ana Larousse

A cantora e compositora prepara o lançamento do disco de estreia para março deste ano. Enquanto isso, algumas composições podem ser ouvidas pelo Soundcloud. No final do ano passado, o Miojo Indie (miojoindie.com) a incluiu como uma das apostas para este ano com o seguinte texto:

“Se eu fosse você prestaria atenção no trabalho da curitibana Ana Larousse e tudo que ela vai lançar no próximo ano – ou mesmo naquilo que ela lançou nos últimos meses. Misto de Mallu Magalhães, Joanna Newsom e Cícero com um temperinho de Lo-Fi, a cantora e compositora já conta com um verdadeiro arsenal em seu perfil no Soundcloud, um aperitivo para o que vamos encontrar em Tudo Começou Aqui. Registro de estreia da artista, o álbum traz a produção de Rodrigo Lemos (Lemoskine) e uma provável soma de tudo que Larousse conquistou recentemente. Para quem não aguenta mais as repetições do folk nacional, Ana é uma ótima alternativa.”

Melhores de 2012

O mesmo Miojo Indie fez sua relação dos 50 melhores discos brasileiros lançados em 2012 e entre eles incluiu a recém-desfeita banda Rosie and Me, com Arrow of My Ways (31.º lugar) e Lemoskine, que fez sua estreia com Toda a Casa Crua (41.º).

Os dois discos citados acima também ficaram entre os dez primeiros na lista dos melhores álbuns nacionais do ano passado feita pelo site Rock in Press. Rosie and Me ficou em 8.º e Lemoskine em 2.º. Na lista dos 100 melhores, ainda aparecem Giancarlo Rufatto (80.º), Naked Girls and Aeroplanes (88.º) e This Lonely Crowd (99.º).

A lista de melhores da música curitibana de 2012 pode ser conferida pelo blog Defenestrando (defenestrando.com).

E viva a música paranaense!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]