• Carregando...
Como você é visto pelo recrutador na rede social
| Foto:

Não há como escapar. Quem entra na rede social precisa estar ciente de que o universo é de inúmeros benefícios: a facilidade por manter contatos, pela rápida informação, socialização e por aí vai. Mas é claro que existe o outro lado, aquele que as pessoas não podem de maneira alguma descuidar-se, o como são vistas pela própria rede social.

Se tivermos em mente a exata imagem que queremos transmitir, as chances de deslizes serão menores. Fato é, querendo ou não, você passa uma imagem pelas redes. A questão está em se ela é verdadeira e condizente com a vida fora dos Smartphones.

Nos processos de seleção de candidatos o uso da rede social como forma tem contribuído para resultados mais assertivos. Tenho acompanhado centenas deles nos últimos anos e posso afirmar que encontramos pessoas extraordinárias, que talvez em uma única conversa não teríamos a noção do quanto ela poderia se encaixar naquela vaga. Por outro lado, temos nos livrado de pessoas que chegam aqui ‘embrulhados’ para a vaga e quando vemos em seu perfil a decepção é total.

Mas o que decepciona um recrutador? Selecionei alguns itens que mais causam descontentamento nos meus colegas. Veja abaixo e, se depois da leitura, você identificar que existe algo postado em sua página, faça uma avaliação e comece a ter um novo posicionamento. Você só tende a ganhar.

1 – Fotografias: Nunca é demais dizer que caras e bocas não caem bem (Se for para um adolescente até vai). Para adultos soa como imaturidade. Imagens com roupas inadequadas ou mesmo sensuais podem dar a entender que na primeira oportunidade você também fará isso no ambiente de trabalho. Dependendo da empresa, essa postura não se encaixa.

2 – Postagem: Muito cuidado com que você posta, compartilha ou curte. Falar mal de trabalhos anteriores, reclamar da vida, culpar o mundo pelas mazelas, compartilhar assuntos polêmicos que você não domina, curtir pessoas que falam bobagens, vão passar uma imagem desconcertante sobre você.

3 – Fake News: Cuidado para não cair no velho ‘Conto do Vigário’, hoje repaginado e chamado de fake news. Há notícias falsas em todas as áreas, principalmente na esfera política. Se você posta, ou compartilha uma informação falsa, sua imagem pode ser associada a uma pessoa não antenada e até mesmo ingênua, que se engada fácil.

4 – Gramática: Erros de ortografia gritam, e na ânsia de querermos postar rápido podemos cometer deslizes. A imagem que fica é de uma pessoa com pouca cultura, leitura e que poderá fazer isso com os e-mails da empresa, falar errado em reuniões e até mesmo comprometer a imagem da empresa.

5 – Coerência: Não seja incoerente nas redes as quais você faz parte. Entender o perfil de cada uma delas é o primeiro passo. Contudo não dá para ser um no LinkedIn e outro totalmente oposto no Facebook por exemplo. Isso vai gerar dúvidas no recrutador.

6 – Polêmica: Não compre briga. Evite falar ou discutir assuntos que você não conhece. Não entre em polêmicas a respeito de religião, time do coração ou política. Se efetivamente quer discutir, faça-o em um grupo fechado em comum acordo ou em mensagem direta para pessoa com quem quer argumentar.

7- Entrevista: Se está à procura de uma oportunidade de trabalho, então faça uma releitura de suas últimas postagens. Limpe aquilo que, por ventura, avaliar inadequado depois desta leitura. Comece a ter uma postura mais coerente na rede. Ofereça ao recrutador a possibilidade de analisar seu perfil. Antecipe-se ao pedido.

8 – Trabalho: Conquistando  sua vaga, não seja a pessoa indiscreta, que vai convidando todos para sua rede, sem que ainda os conheça. Inclusive cuidado para não fazer com a chefia. Também é aconselhável não ficar marcando colegas de trabalho fazendo cobranças ou piadinhas de mau gosto.

Por fim, lembre-se: o que você não faria na vida real, não leve para sua vida virtual. Na verdade, real e virtual são a mesma pessoa. Então, cuidado com a imagem que deseja projetar e desfrute a seu favor dos benefícios que a rede tem a lhe proporcionar.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]