• Carregando...

Se você, leitor, já esteve na catedral de Florença, se lembra de ter visto esse círculo no chão?

Esse círculo no piso da catedral de Florença vira uma atração uma vez por ano. (Foto: Divulgação/Opera di Santa Maria del Fiore)

 

Pois hoje todo mundo prestou atenção nele, graças ao gnômon instalado no alto da cúpula de Brunelleschi.

Quase invisível no alto da cúpula da catedral de Florença, o gnômon de Santa Maria del Fiore está lá desde a construção da igreja. (Foto: Divulgação/Opera di Santa Maria del Fiore)

 

Hoje, solstício de verão na Europa, os raios solares que passam pelo gnômon formam um círculo de luz exatamente sobre o círculo de mármore no chão da catedral, um evento que reúne vários curiosos.

Por séculos, o gnômon da catedral foi usado para ajudar a calcular a posição do sol no céu. Com o passar dos séculos, o instrumento ficou obsoleto, mas o Observatório de Arcetri, em Florença, resolveu fazer dele uma atração para ensinar as pessoas sobre instrumentos de observação da era pré-telescópio. Uma das principais personalidades ligadas ao gnômon florentino foi o jesuíta Leonardo Ximenes, que restaurou o objeto em 1754, usou-o em seus estudos astronômicos e registrou sua história.

Observação dos raios solares no solstício de verão. (Foto: Divulgação/Opera di Santa Maria del Fiore)

Atualização dos trabalhos no site

Os comentários do blog antigo ainda não foram migrados, e não o serão por um bom tempo. Mas aqui já dá para comentar normalmente.

Também já está feito o redirecionamento. Vocês devem ter percebido que o Tubo mudou de URL (agora é www.gazetadopovo.com.br/blogs/tubo-de-ensaio; antes era apenas “blog”, e “tubodeensaio”, tudo junto). Por alguns dias as duas versões, WordPress e do publicador interno da Gazeta, conviveram juntas. Agora, quem digitar a URL antiga já é redirecionado para o blog novo.

Os posts de abril de 2013 já estão com os links corrigidos (direcionando para uma nova janela); também estão classificados em categorias (confira as categorias logo abaixo do banner com o nome do blog), e as fotos estão, na medida do possível, no lugar e tamanho corretos (mas existem diferenças de visualização entre o Internet Explorer, onde ficou um pouco mais feio, e o Google Chrome, onde ficou um pouquinho melhor). Mas ainda é preciso consertar todos os posts até março de 2013.

Já consegui recuperar vários vídeos, mas em alguns posts nos quais a fonte dos vídeos não era o YouTube, não houve como usar o código de incorporação de vídeo; restou apenas a opção de colocar o link para o site onde se pode assistir ao vídeo.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]