• Carregando...

A reportagem da minha colega Carolina Pompeo publicada semana passada na Gazeta do Povo, sobre os 5 mil embriões doados para pesquisas no Brasil, me fez lembrar de uma outra notícia, muito melhor, que certamente não teve nem parte da repercussão que teve o relatório da Anvisa: o enorme sucesso que um hospital do Vaticano obteve em uma pesquisa usando células-tronco adultas. Saiu, claro, na Rádio Vaticana, e também no La Repubblica, mas por aqui só mesmo sites e blogs católicos, como o Aleteia, deram a notícia, que passou ignorada pela grande imprensa.

Enquanto seguem criticando a Igreja por sua oposição à pesquisa com embriões, ela segue incentivando descobertas com o uso de células-tronco adultas. (Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo)

Enquanto seguem criticando a Igreja por sua oposição à pesquisa com embriões, ela segue incentivando descobertas com o uso de células-tronco adultas. (Foto: Priscila Forone/Arquivo Gazeta do Povo)

Em resumo, pesquisadores do Hospital Pediátrico Bambino Gesù estudaram a possibilidade de transplante de células-tronco adultas em crianças com doenças genéticas, tumores no sangue e problemas de imunodeficiência. A notícia é especialmente animadora para os portadores de leucemia, em que é amplamente conhecida a dificuldade de se encontrar doadores compatíveis para um transplante de medula óssea. Os pesquisadores do Bambino Gesù descobriram que é possível manipular e transplantar células-tronco adultas, retiradas dos pais do paciente, mesmo que eles não tenham a compatibilidade genética “clássica” exigida para o transplante de medula. No caso de doenças raras do sangue, a técnica foi experimentada em 23 crianças, com um índice de sucesso de 90%. Os pesquisadores também aplicaram a técnica em mais de 70 crianças com leucemia aguda, com sucesso de 80%. Os resultados foram, primeiro, apresentados em dezembro do ano passado em um congresso nos Estados Unidos, e posteriormente publicados na edição de 28 de maio da revista Blood, da Sociedade Americana de Hematologia.

Pois é, enquanto a Igreja levava (e ainda leva) pedras por se opor à pesquisa com embriões, suas instituições estão trabalhando em alternativas eticamente aceitáveis para evitar a destruição de seres humanos em laboratório. Já falamos aqui da parceria entre o Vaticano e um grande laboratório para promover a pesquisa com células-tronco adultas, e agora surge esse resultado espetacular do Bambino Gesù. E entre os críticos da Igreja podemos colocar a geneticista Mayana Zatz; em 2006, no programa Roda Viva, ela culpou o Vaticano pela não aprovação, na Itália, de uma lei que permitisse a pesquisa com embriões. E reparem nas alfinetadas que ela dá nessa entrevista de 2010 ao jornal O Globo. Aliás, no melhor estilo “esqueçam o que eu escrevi”, na entrevista ela celebra a pesquisa com células iPS, a mesmíssima pesquisa da qual ela fez pouco em seu blog em 2008 para argumentar que era preciso investir no uso de embriões. E, por fim, na matéria que a Gazeta publicou semana passada, está lá a Mayana dizendo à Agência Estado “Não trabalho com células embrionárias. Já me ofereceram embriões várias vezes, mas no momento não estou fazendo nada com elas”. Isso sem que tenhamos visto um mea culpa ou qualquer coisa do tipo. Claro, muito melhor que ela esteja hoje fazendo pesquisas com células-tronco adultas em vez de usar embriões. Mas fica óbvio que, nessa história toda, é a Igreja que merece reconhecimento pela sua coerência.

infográfico com pesquisa de celulas tronco em hospital do vaticano

O Bambino Gesù mostra, em uma infografia, como é a técnica de transplante de células-tronco adultas. Infelizmente só há versão em italiano.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]