• Carregando...
Essa não teve graça
| Foto:

Ni Hao,

No post passado, contei sobre minha aventura e a do Marquinhos no Shekou People’s Hospital. Para falar a verdade,em setembro de 2012, a família brasileira viveu uma outra experiência no mesmo hospital que não foi nada engraçada.
Mariana sofreu um acidente de scooter e fomos parar na Emergência, às 2 da manhã.

Até agora, não havia escrito nada sobre o acidente no blog porque não me sentia preparada para tal. Acho que dois acontecimentos me motivaram a abrir esta história para vocês.

O primeiro, a tragédia de Santa Maria que teve repercussão internacional. Até a Liu veio me perguntar o que havia acontecido no Brasil.

O segundo é que tenho visto vários comentários no Facebook de cariocas que querem comprar motinhos elétricas, como se elas fossem a solução perfeita para os problemas do trânsito do Rio.

O que eu vou mostrar para vocês é um artigo que escrevi para uma revista local (Shekou Women’s International Club) na tentantiva de alertar outros pais sobre as dificuldades de se educar adolescentes, principalmente na China (onde, como sempre comento, não é muito diferente do Brasil.

O artigo fala por si só.

Chris

“Em 22 de setembro, minha filha Mariana de 16 anos, chegou em casa à uma hora da manhã, sem memória, com o rosto coberto de sangue e um dente em suas mãos gritando “Ai meu Deus, ai meu Deus, o que aconteceu comigo?”

O que aconteceu com ela?

Um acidente que poderia ter acontecido com qualquer um desses adolescentes que dirigem suas scooters, sem capacete, ao longo das ruas de Shekou. Mariana pegou carona do Península de 1 até o Costal Rose 3. Quinhentos metros apenas, mas o suficiente para que seu colega, cansado de um dia inteiro de escola e relaxado por uma ou duas cervejas, batesse contra um carro estacionado.

O menino conseguiu se proteger e sofreu alguns ferimentos leves no rosto e em algumas partes do corpo. Minha filha, que só percebeu o que havia acontecido quando se levantou do chão, levou 13 pontos internos na boca, fraturou o nariz e quebrou alguns dentes.

Mas esta história, que Mariana e eu gostaríamos de compartilhar com vocês, começou há um ano.

No nosso primeiro mês em Shenzhen, fui pressionada por meus quatro filhos a comprar uma scooter. Acho que todos os pais de adolescentes devem ter ouvido os mesmos argumentos que ouvi: “Todo mundo tem uma scooter; não é perigoso dirigir motos aqui; não é nem mesmo proibido!; todos os meus amigos têm menos eu, qual é o problema? ”

Na verdade, parece mesmo que não há nenhum problema, certo? Os chineses carregam suas famílias inteiras, incluindo crianças menores de 1 ano de idade, em uma única bicicleta elétrica e nós mal vemos um acidente!

Diante de tanta pressão, desisti e comprei uma scooter para a família. E adivinhem o que aconteceu? Dias depois, perdi o controle da moto e cai. Isso só veio a confirmar o que eu já sabia: uma queda a 30km por hora pode realmente fazer um grande estrago! As contusões nos braços e pernas me ajudaram a recuperar a autoridade perdida e, finalmente, proibi terminantemente as crianças de andar de scooters ou pegar carona numa delas.

No entanto, minha filha não teve forças para resistir a pressão dos amigos e pegou carona com outro adolescente, tão inocente e irresponsável quanto ela e quanto todos os outros adolescentes do mundo. No entanto, se por um lado eles são naturalmente destemidos, por outro, seus pais devem estar atentos e fiéis a seus princípios.

Às vezes, tenho a sensação de que alguns pais enxergam sua temporada na China como uma espécie de férias de verão. Às vezes, tenho a sensação de que eles, finalmente, encontraram uma oportunidade de relaxar e cometer pequenas infrações que não poderiam ser cometidas em seus próprios países, a maior parte da Europa e America do Norte.

Pelo contrário, viver na China é uma prova de resistência que, por vezes, pode ser muito perigosa. Precisamos estar cientes de que, na China, nossos filhos não serão barrados na porta de uma boate por serem muito jovens; ninguém se recusará a vender bebida alcóolica para os nossos adolescentes e eles jamais serão parados por um guarda de trânsito exigindo carteira de motorista.

Na China, estamos sozinhos na difícil tarefa de educar nossos filhos.

No meu país, os jovens menores de 18 anos não podem dirigir carro ou moto e, ainda assim, acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens. Aqui, não sabemos nem mesmo se é ilegal ou não conduzir uma scooter em Shekou!

Felizmente, tudo está bem agora. Mariana foi muito bem atendida no Shekou People’s Hopital, tanto no dia do acidente como nos dias subseqüentes. Além disso, ela está sendo tratada por um excelente dentista chinesa que está empenhada em recuperar o mesmo sorriso lindo que Mariana costumava exibir antes do acidente.

Acreditamos que, por vezes, a males que vêm para bem. Nossa família saiu deste acidente fortalecida e melhor preparada para enfrentar os próximos anos na China. Além disso, estamos convictos de que, se pais, filhos e Escola se falarem mais entre si sobre princípios e valores, acidentes como este poderão ser evitados no futuro.

Para terminar, gostaria de agradecer ao Swic pela oportunidade de compartilhar essa experiência com vocês. Gostaria também de agradecer aos nossos amigos chineses que nos ajudaram muito com o hospital. E por fim, a nossos amigos expatriados e à incrível comunidade brasileira que ficaram ao nosso lado quando mais precisamos deles.”

Chris

A pedido da Mariana, postei uma foto dela tirada esta semana.

Feliz. Feliz e, sobretudo, viva.

Rezo para que os pais desses jovens de Santa Maria consigam, um dia, reencontrar a paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]