• Carregando...

你们好,

Nimen hao,

Há mais ou menos dois anos, eu estava procurando um curso de chinês onde Mariana e Marcos pudessem ter aula juntos. Acabei batendo à porta de um Centro de Artes para crianças chinesas aqui em Shekou. Pedi informações sobre os cursos disponíveis para a recepcionista que, não entendendo nada do meu mandarim ainda primitivo, me pediu para esperar. Minutos depois, uma menina parecendo ter uns 18 anos veio me receber.

Ela me fez sentar confortavelmente num sofá e me serviu chá, respeitando todo o ritual chinês de preparar, descartar a primeira infusão, servir novamente. Confesso que nunca sei muito bem como me comportar quando me servem chá num desses potinhos minúsculos: é para beber de uma vez só que nem cachaça e oferecer um gole para o Buda, ou ir molhando o bico devagarinho?

Enfim, a menina-professora de nome Nora, vendo que eu estava tentando falar com ela em mandarim, já foi de cara corrigindo meus erros e me estimulando a falar cada vez mais. Minutos depois, eu já estava tão à vontade, que me sentia praticamente três níveis de proficiência acima do meu.

Nora, professora de mandarim em Shenzhen

Nora, professora de mandarim em Shenzhen

Nora não é uma. São duas. A Nora que você vê na superfície é uma menina frágil, de um metro e meio (alguém mais baixo do que eu!), de olhar doce, sorriso aberto e com uma empolgação típica de uma adolescente. A Nora que não se vê é uma mulher de 35 anos, com longa experiência como professora de estrangeiros, com passagens pela Beijing University e outras instituições de ensino.

Nora, minha professora, parceira e às vezes, filha

Nora, minha professora, parceira e às vezes, filha

Marcos e Mari começaram a ter aula com a Nora e, na semana seguinte, já estavam envolvidos na inauguração de um curso de salsa. Eu tinha certeza absoluta que nem um dos dois iria se despencar de casa para dançar salsa num sábado à tarde, mas errei feio! E não foi só o Marcos que a Nora enfeitiçou. Seus colegas do high school também vivem dizendo que estão precisando de aula de chinês só para ficar ao lado da menina-mulher.

Aula de salsa na Shenzhen Mandarin

Aula de salsa na Shenzhen Mandarin

Nora é louca pela cultura chinesa. Seus alunos não têm um fim de semana de sossego! É aula de como fazer jiao zi, aula de caligrafia, encontros em cafés para troca de experiências, concurso de quem fala melhor os tons em mandarim. De domingo a domingo, lá está a Nora inventado alguma coisa!

Concurso de Talentos em Shenzhen

Concurso de Talentos em Shenzhen

 

Aulas de artes para criancinhas

Aulas de artes para criancinhas

Atualmente, além de ser minha professora e da Mari, Nora é minha parceira na missão de trazer brasileiros para estudar mandarim na China. Mais do que isso. Ela me “promoveu” a Diretora de Instrução num curso que dá gratuitamente para estrangeiros. São apenas 8 aulas, mas o suficiente para você sair falando seu nome, idade, onde mora, o que veio fazer na China e outras frases de sobrevivência. Deem uma olhadinha no vídeo abaixo que eu mesma gravei como diretora de instrução. Só para esclarecer, esse cargo é apenas uma brincadeira para justificar o fato de eu ajudar a Nora com alguns pensamentos ocidentais.

 

 

Como se não bastassem as aulas e os encontros culturais do fim de semana, a Nora ainda manda dicas de mandarim para seus alunos pelo Wechat toda segunda, do tipo da que você pode ver abaixo.

Como falar carne em mandarim

Como falar carne em mandarim

 

Agora, Nora por Nora:

“Adoro cultura tradicional chinesa, viajar, fazer amigos. Não gosto de esporte, mas gosto de meditar. Vegetariana, estou tentando aprender a nadar este ano. Estou atualmente encarregada do desenvolvimento do projeto “International Community Service”.

 

Aula de caligrafia

Aula de caligrafia

Momento Merchandising: Já que a Nora adora fazer novos amigos, é muito fácil vir até Shenzhen fazer um curso de mandarim com ela. Basta entrar no site da minha parceira aí no Brasil, a Márcia da Mapaei , ou no da SGBS e programar sua viagem. Ainda dá tempo de vir nas férias de Julho!

Eu e Nora estaremos aqui esperando por vocês!

Nora e Chris

Nora e Chris

 

Lai ba!

来吧!

Vem!

christianedumont@hotmail.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]