• Carregando...
Iron Man se opera na China!
| Foto:

Ni Hao,

Por mais de 20 anos, meu programa semanal foi ir ao cinema. Conhecia todos os filmes, não perdia nenhum concorrente ao Oscar e minha vida ficava vazia se não ouvisse uma boa história no fim de semana.

Bom, leitores, isso até chegar à China!

Neste país exercitamos, todos os dias, o desapego. O que tem muito valor do outro lado do mundo, muitas vezes deixa de ter sentido deste lado de cá. Ou melhor, somos obrigados a esvaziar nossos prazeres, nossas manias, nossas maluquices de sentido para não ficarmos sofrendo de saudades, nostalgia ou pena de nós mesmos…. ops, papo para divã.

Bom, vocês devem estar se perguntando: Ué, não tem cinema na China?

Lógico que tem, mas a distância entre querer ir ao cinema e efetivamente se ver sentado na poltrona, em frente ao telão, é imensa.

Que tal, então, irmos juntos ao cinema? Iron Man 3, pode ser? Sigam o passo a passo aí embaixo.

ESCOLHENDO O FILME

Quase todos os filmes que passam na China são chineses e, pelos cartazes, é impossível saber do que se trata. E mesmo se soubéssemos, o que adiantaria assistir se não vamos entender nada?

Pouquíssimos filmes ocidentais conseguem um lugar nos cinemas chineses. Alguns conseguem, mas chegam com anos de atraso. A maioria sofre cortes por conta da política ou do excesso de sexualidade. Sugiro fazer uma visita ao blog do Hera, pois ele é um inconformado e volta e meia publica algum post bem legal sobre os filmes que passam aqui em Shenzhen.

Divulgação

COMPRANDO O INGRESSO

Digamos que você ache um filme que valha a pena ver, tipo Iron Man 3. Como a gente faz para saber as sessões e, pior ainda, comprar o ingresso pela Internet como estávamos acostumados a fazer no Brasil através do ingresso.com?

Primeiro, o preço do cinema na China é bem alto! Por exemplo, para assistir ao Iron Man 3D, o preço na bilheteria do Imax em Shenzhen é de 120 RMB ou R$ 40,00. No Imax em Curitiba, o preço é R$ 30,00.

A questão é que a gente sabe que dá para comprar ingresso mais barato, e considerando nossa pequena família de 6 pessoas, qualquer descontinho vira descontão! Existem sites de compra em grupo, algumas lojas de roupas ou lanchonetes que vendem ingressos, sem filme definido, a preço mais baixo. Você compra e troca na bilheteria do cinema quando estiver a fim.

Veja como é simples entender o site Meituan de compra em grupo.

Divulgação
Divulgação

Para ver Iron Man 3, apelamos para a querida Clair que comprou nossos ingressos no site aí de cima, por 80 RMB cada. O site retorna um sms com códigos que devem ser apresentados numa bilheteria especial para serem trocados. Luiz precisou ir ao Imax no sábado para conseguir lugar na sessão de domingo e teve que enfrentar uma confusão de gente, de filas, de portas, de guichês, sem saber onde mostrar o celular; isso tudo protegendo a retaguarda para ninguém furar a sua frente.

Chris
Luiz

Por essas e outras, queridos leitores, é que a grande maioria dos expatriados vai para outro país, Hong Kong, assistir aos filmes que valem a pena.

Bom, nós estávamos indo assistir ao Iron Man 3, certo? A Família Brasileira na China venceu a maratona descrita aí em cima e foi assistir ao filme em 3D, no Imax, com pipoca, Coca-Cola e tudo mais que tinha direito.

E, aí, acontece mais uma surpresa dessas bem chinesas. No meio do filme, me aparece um tal de doutor Wu falando ao telefone com o J.A.R.V.I.S. (o computador do Iron Man) em chinês, obviamente, sem legenda! Não sabia que o filme tinha um personagem chinês.

Em outra cena, Dr. Wu reaparece ao telefone, numa nada sutil ação de merchandising, tomando um achocolato de caixinha da marca Gu Li Duo. Peraí, para tudo! Gu Li Duo nos Estados Unidos?

E, como se não bastasse, no fim do filme, Tony Starks decide se operar para retirar aquele treco do peito; e para onde ele vai? Para a China,é claro! (Bom, só espero que não seja para o Shenzhen Hospital sob o risco de não termos o Iron Man 4).

Dr. Wu e sua linda enfermeira discutem, em chinês, quase 4 minutos sobre a importância da cirurgia e… agora chega, tem alguém de sacanagem com a gente!

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

O que foi tudo isso, leitores?!

As cenas que relatei acima fazem parte apenas da versão chinesa do filme Iron Man 3. Sim, o filme tem 2 versões: uma para cá e outra para o resto do mundo.

E por quê?

Porque a China possui uma cota pré-definida de 34 filmes internacionais que podem ser exibidos em seus cinemas. Para fugir da cota e atingir um pedacinho desta audiência gigante, digna de uma população de mais de um bilhão de habitantes, os filmes precisam ser uma coprodução.

Esses 4 minutos do Iron Man 3, com a presença de atores chineses Wang Xueqi e Fan Bingbing e uma ação de “product placement”, são suficientes para caracterizar a tal coprodução. Por isso, todas as salas de cinema de Shenzhen estão passando Iron Man 3!!!

Os chineses, pelo menos pelo que vem sendo divulgado na mídia, não ficaram muito contentes com a parceria sino-americana.
Vou fechar o post com o comentário de um critico no site de notícias CNHubei : “_ Esta é a primeira vez que a versão cortada de um filme teria sido melhor do que a completa!”

Divulgação

Para mim, confesso, foi até divertido!

Quem quiser ler mais sobre o assunto, pode acessar http://kotaku.com/why-many-in-china-hate-iron-man-3s-chinese-version-486840429

Zai jian
再见

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]