• Carregando...
Minha versão do bolo de chocolate vegano da Bela Gil. Extra-macio!
Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal
Minha versão do bolo de chocolate vegano da Bela Gil. Extra-macio! Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal| Foto:

Parabéns pro Verdura! Hoje o blog completa um ano no ar. Nesses 365 dias, fiquei muito feliz com a repercussão do blog. Entre os posts mais visitados de todos os tempos está o “Leite vegetal: modos de fazer e de usar”, um dos primeiros conteúdos que publiquei aqui. Também me alegro de ver que a receita de bombom de avelã (que, aliás, usa o recheio do bolo abaixo como base!) e a lista sobre listas continuam no pódio de mais lidas. 🙂

Isso merece um bolo, hm? E que tal um bolo com cobertura e recheio, tudo vegan? Adaptei a receita da Bela Gil um pouquinho e divido minha versão com vocês:

 

Minha versão do bolo de chocolate vegano da Bela Gil. Extra-macio! Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

Minha versão do bolo de chocolate vegano da Bela Gil. Extra-macio!
Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

Bolo de chocolate da Bela Gil

Menos açúcar e menor que o original

 

Ingredientes para a massa

1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de farinha de trigo branca
½ xícara de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela
¼ de xícara de óleo de coco + ¼ de xícara de azeite
1 colher de vinagre ou limão
2 xícaras de água

Ingredientes para a cobertura

2 colheres de chá de ágar-ágar em pó
1 xícara de água
½ xícara de cacau em pó
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de melado de cana (opcional – prefiro usar ou açúcar ou melado. Com os dois acho muito doce)
1 pitada de sal marinho
Nibs de cacau para decorar

 

Modo de preparo

A Bela diz para assar o bolo em duas formas redondas, mas eu fiz um tabuleiro e cortei a massa no meio para fazer a parte de cima e de baixo. Não é prático, mas resolve se o bolo não ficar muito alto. Use qualquer forma alta e corte o bolo ao meio ou asse duas partes.

Misture em uma tigela todos os ingredientes secos (farinha, cacau, canela, fermento, sal e açúcar) e em outro, os líquidos (azeite, óleo de coco, vinagre e água). Acrescente os líquidos aos poucos aos secos e coloque a massa em uma forma (ou nas formas) untada com óleo e um pouco de farinha. Asse por 40 minutos ou até o bolo passar no teste do palito: espete um palito de dente no meio do bolo e, se sair, seco, está pronto. Deixe esfriar antes de desenformar.

Enquanto o bolo assa e esfria, prepare a cobertura/recheio. Dissolva o ágar-ágar na água em uma panela e acenda o fogo. Quando estiver dissolvido, acrescente o cacau, o açúcar, o melado e o sal. Mexa sempre e continue por mais dois minutos depois de levantar fervura. Coloque em uma forma molhada e deixe gelificar (demora cerca de uma hora para ficar bem firme em dias frios). Deixe na geladeira para acelerar o processo. Quando a “gelatina” estiver firme, coloque tudo em um processador e bata. Essa gelatina vai virar um creme de chocolate. Espalhe na metade de baixo do bolo, coloque a parte de cima e cubra o bolo com o restante da cobertura. Sobrou um pouco de cobertura quando fiz. Bati com leite vegetal e rendeu um ótimo achocolatado! Decore o bolo com nibs de cacau.

***

Você acompanha o Verdura sem Frescura? O que gostaria de ver por aqui nos próximos meses?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]