• Carregando...
Disco Xepa no mundo todo
| Foto:

Disco Xepa é um dos projetos emblemáticos do Slow Food e, durante o evento Terra Madre, em 2016, a Rede Jovem Brasileira propôs sua expansão. Assim surgiu a ideia de um evento mundial, que acontecerá simultaneamente em vários países no dia 29 de abril.

O Xepa Day – proposta dos brasileiros – terá um clima festivo, com música desde a etapa de preparação dos pratos usando ingredientes que seriam descartados, que desta vez, em Curitiba, virá das feiras da cidade.

O objetivo da festa ganha fôlego e cresce a consciência de acabar com a discrepância que é ter parte da população do mundo passando fome e toneladas de alimentos sendo jogadas fora – 1,3 bilhões no lixo, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

“A Disco Xepa é uma ação contra o desperdício alimentar em que voluntários são convidados a coletar, higienizar, cortar e cozinhar a “xepa”, ou seja, utilizar todo alimento que iria para o descarte por não se enquadrar nos padrões de estética comercial. Todas as preparações são distribuídas gratuitamente ou com a contribuição espontânea”.

Peru, Paraguai, Argentina, México, França, Holanda, Japão, Suíça, Uganda, Quênia, Moçambique, Itália e Turquia já confirmaram a participação.

O tomate

O tomate “feio” que pela aparência iria para o lixo, ao lado de outros ingredientes, virou prato no Disco Xepa realizado no ano passado no  Museu Oscar Niemeyer – MON, que foi parceiro da iniciativa. Voluntários pintaram os olhos e boca no tomatinho

Os jovens querem fazer a diferença, dar mais visibilidade para essa necessidade de assumir o desperdício de alimentos como um grande problema. Estarão dizendo: “sim, nos importamos com isso”.

Visite a página do evento do facebook e confirmem a presença.

Tem um vídeo bem bacana da rede jovem do Slow Food explicando tudo, link aqui https://www.youtube.com/watch?v=4xPTLDvOCjs&feature=youtu.be

O contato no Brasil/América Latina é a Gabriela Bonilha. Quer ajuda? Envie um e-mail para sfyn@slowfoodbrasil.com

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]