Pesquisa

Quase metade dos bares e restaurantes têm dívidas atrasadas

Bom Gourmet
11/07/2023 15:08
Thumbnail

Segundo pesquisa da Abrasel, 42% das empresas estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos. | Bigstock

Uma pesquisa conduzida em junho pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que uma grande parte das empresas do setor está com compromissos financeiros em atraso. Segundo o levantamento, realizado junto a 2.615 empresários do ramo, 42% dos estabelecimentos estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos.  
Entre as empresas que possuem débitos em atraso, 80% devem impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples; enquanto que 53% possuem dívidas relacionadas a impostos estaduais. Além disso, 35% declararam pendências com encargos trabalhistas; 26% com taxas municipais; 26% com serviços de água, luz, gás ou telefonia; 22% têm débitos com fornecedores de insumos; e 19% estão com o aluguel atrasado.
A pesquisa também revelou que 21% das empresas trabalharam com prejuízo em maio, mantendo o mesmo índice do mês anterior. No entanto, houve um aumento no número de empresas que obtiveram lucro (de 37% em abril para 43% em maio) e uma diminuição das empresas em equilíbrio financeiro (de 41% para 35%).
"Hoje, cerca de 10% do faturamento, em média, está comprometido com dívidas", diz o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, sobre o momento delicado que vive o setor.