
Ouça este conteúdo
Você já recebeu uma notificação no celular dizendo que sua cidade está em alerta amarelo, laranja ou alerta vermelho? Esses avisos são importantes e podem fazer a diferença na hora de se proteger de fenômenos climáticos extremos, como temporais, alagamentos ou deslizamentos.
Compreender cada um deles é uma forma de se manter prevenido e em segurança quando eventos extremos estão para ocorrer, seja na sua cidade, estado ou até mesmo no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Qual o órgão responsável pela emissão dos alertas e quais seus significados?
Os alertas no Brasil são emitidos principalmente pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e pela Defesa Civil. A diferença é que, enquanto os alertas do INMET se baseiam em previsões, os da Defesa Civil representam a existência do risco real para a população.
Esses órgãos monitoram o tempo e, quando necessário, enviam alertas via SMS, aplicativos, redes sociais ou sirenes – dependendo da gravidade, que é medida pelas cores:
- Alerta amarelo: é o primeiro nível e indica perigo potencial. Pode haver chuva forte, vento ou mudança brusca de temperatura. É um aviso para ficar atento, mas ainda sem grandes riscos;
- Alerta laranja: representa risco considerável de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. É preciso redobrar a atenção;
- Alerta vermelho: é o nível mais alto e preocupante. As condições climáticas são severas e podem representar ameaça à vida ou danos significativos. Em casos como esse, é fundamental seguir as orientações da Defesa Civil.

Além disso, a Defesa Civil também pode divulgar recomendações específicas, como evitar áreas de risco, manter distância de postes e árvores ou evacuar regiões afetadas.
O que pode acontecer quando o alerta é vermelho?
Um alerta vermelho sinaliza que o intempéries climáticas pode causar graves impactos, como enchentes, deslizamentos de terra, quedas de árvores, interrupção de energia ou até isolamento de áreas urbanas ou rurais. Em alguns casos, o alerta é seguido de evacuação preventiva. Por isso, é importante não ignorar.
Caso você esteja em dúvida sobre se há perigo real na sua cidade, existem várias formas de acompanhar os avisos.
Por exemplo: por meio das redes sociais da Defesa Civil local ou estadual, aplicativos de celular como Alerta Brasil, Climatempo, INMET ou Defesa Civil Nacional. E ainda pelo serviço de SMS da Defesa Civil, enviando seu CEP para 40199. O serviço é gratuito.
O que fazer em caso de alerta vermelho?
Quando o alerta vermelho é emitido, a prioridade é a sua segurança. Nestes casos, é imprescindível manter-se informado pelos canais oficiais da Defesa Civil ou Prefeitura. Além disso, outras atitudes são consideradas importantes:
- Evite sair de casa;
- Não atravesse ruas alagadas ou próximas a rios;
- Se morar em áreas de risco (encostas, encanamentos antigos, margens de rios), tenha um plano de saída rápida;
- Mantenha documentos, lanternas e medicamentos à mão;
- Caso seja orientado a sair de casa, vá imediatamente para um local seguro.




