
Ouça este conteúdo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta sexta-feira (14) que instaurou um processo administrativo para investigar o envio de alertas falsos sobre um terremoto para diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Nesta madrugada, alguns moradores receberam uma mensagem no celular sobre um suposto terremoto no mar, a 55 km, de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Apenas dispositivos com sistema operacional Android receberam a notificação.
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta, já que é comum o órgão divulgar alertas climáticos.
Logo pela manhã, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), alertou que não havia "qualquer registro de atividade sistêmica" na costa brasileira nesse período. A ausência de registros confirma que o alerta emitido pelo sistema Android foi um falso positivo.
"Um sismo desta magnitude, acima de 5, seria facilmente registrado por estações sismográficas no Brasil e também em redes internacionais.Dessa forma, trata-se de um falso alerta. O sistema do Android utiliza o acelerômetro dos celulares para identificar possíveis tremores, mas algo não está devidamente calibrado para o Brasil, o que pode levar a notificações equivocadas", explicou o Dr. Sergio Fontes, coordenador da RSBR e pesquisador do Observatório Nacional.
Após consulta com os atores envolvidos, a agência reguladora constatou que as notificações não foram emitidas pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Segundo a Anatel, os alertas foram enviados pelo Google para dispositivos com sistema Android.
"Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações", informou a Anatel.
Google desativou sistema de alerta
Com a repercussão do alerta falso, o Google informou que desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil e disse estar investigando o caso.
"Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas", declarou a empresa.
O Google ainda ressaltou que a funcionalidade do Android não visa substituir nenhum outro sistema de alerta oficial.
VEJA TAMBÉM:








