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A previsão para a BR-040 é de um investimento de mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.
A previsão para a BR-040 é de um investimento de mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.| Foto: Divulgação/ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou o leilão da concessão da BR-040 em Minas Gerais, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, para o dia 11 de abril. A previsão é de um investimento de mais de R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 29.

O trecho tem início no km 544, em Belo Horizonte, e se estende até o entroncamento com a entrada antiga da União e Indústria, km 776,1, em Juiz de Fora. Entre as melhorias previstas estão a duplicação de quase 164 quilômetros, 42 quilômetros de faixas adicionais, 34 correções de traçado, 14 viadutos, 8 passarelas, 15 quilômetros de vias marginais e 57 pontos de ônibus.

Também está prevista a implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade, detecção automática de incidentes, sistema de análise de tráfego, circuito fechado de TV (com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela) e um sistema de monitoramento meteorológico.

O edital está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável pela manutenção e operação essencial da rodovia. "Estamos avançando no primeiro processo de relicitação de concessão de rodovias, que trará diversas melhorias para o usuário, como aumento de capacidade, aprimoramento de serviços e adoção de tecnologia. Isso também permitirá melhorias em gargalos existentes, proporcionando soluções mais eficazes, como na saída de Belo Horizonte, na região do minério, que trará maior segurança, fluidez viária e eficiência", afirmou o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

O superintendente de Concessão, Marcelo Fonseca, afirma que o edital vai resolver ligações estruturais da BR-040. "Temos uma rodovia toda em pista dupla, mas com boa parte em multivias, que são duas faixas em cada sentido, mas sem separação central, o que faz com que ocorram acidentes. Essa questão será resolvida com a introdução de duplicações e a separação central. São 164 quilômetros que serão tratados nesse sentido proporcionando maior segurança aos usuários da rodovia", destacou.

A BR-040 passou por um desmembramento: o percurso inicial previa a concessão desde a capital mineira até o Rio de Janeiro (RJ) em um trecho de mais de 400 quilômetros. Por uma decisão do Ministério dos Transportes, o projeto foi modificado após novos estudos e dividido em dois trechos: de Belo Horizonte a Juiz de Fora e de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Segundo a ANTT, essa modificação atendeu ao interesse público e irá permitir a antecipação da execução de obras em ambos os trechos.

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