Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em alerta

Ataque a tiros em escola no Ceará deixa mortos e feridos

Polícia investiga tiroteio e analisa se há ligação com facções criminosas. (Foto: Reprodução/Google Street View)

Ouça este conteúdo

Um ataque a tiros registrado na manhã desta quinta-feira (25) na Escola Estadual Luiz Felipe, localizada no município de Sobral (CE), deixou mortos e feridos, de acordo com informações das forças de segurança locais. A Polícia Civil investiga se o tiroteio teria ligação com facções criminosas.

Segundo testemunhas, os disparos partiram de fora da escola durante o intervalo das aulas, quando os estudantes estavam nos pátios e corredores. Pelo menos dois alunos foram mortos no pátio da instituição.

Ao menos três pessoas ficaram feridas e foram levados por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a unidades de saúde próximas. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde deles.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, os atiradores estariam vivos e as forças de segurança fazem busca para captura-los. Os disparos teriam sido feitos da calçada, do lado de fora da escola, atingindo estudantes dentro da unidade educacional. As forças de segurança ainda apuram se o tiroteio tinha como alvo pessoas que estavam no pátio da unidade educacional ou se eram grupos trocando tiros fora dela e acabaram atingindo os estudantes.

No início da tarde a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) disse, em nota, que atuam na investigação do caso e confirmaram que uma das vítimas tinha drogas consigo. “Na ocorrência, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas”, destaca trecho a manifestação (leia abaixo nota na íntegra).

VEJA TAMBÉM:

Presença policial e repercussão do ataque a tiros

Segundo as forças de segurança do estado, diversas viaturas e equipes policiais estão no local para preservar a segurança e conduzir as investigações. Pais, amigos e funcionários da escola acompanham os atendimentos às vítimas. Após o ataque, a escola liberou os alunos das atividades do dia.

O ataque desta quinta-feira ocorre um dia após uma tentativa de homicídio registrada ao lado de outra escola pública em Sobral. Até o momento, não há confirmação de que os casos estejam relacionados, segundo a polícia.

Sobral já registrou incidentes semelhantes no passado. Em 2022, um jovem atirou contra três colegas em outra escola estadual da cidade, resultando na morte de um estudante de 15 anos. A Escola Estadual Luiz Felipe concentra turmas do ensino médio, com 1.159 alunos e 54 professores, conforme dados do Censo Escolar 2024 do Inep.

No primeiro semestre de 2025, a escola promoveu um programa de formação em cidadania, voltado ao desenvolvimento de relações saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. As autoridades locais ainda não esclareceram a motivação do ataque.

Nota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) informa que todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes, ainda não identificados formalmente, registradas, na manhã desta quinta-feira (25), em uma escola no município de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado.

Outras três vítimas, ainda não identificadas formalmente, também foram lesionadas por disparos de arma de fogo e socorridas para unidades de saúde da região. Os suspeitos efetuaram os disparos de arma de fogo pela calçada da escola atingindo as vítimas no estacionamento da instituição. Na ocorrência, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e estão no local realizando os primeiros levantamentos sobre o fato que está em andamento.A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) atuam na investigação do caso. A SSPDS ressalta que a região recebeu reforço de policiamento ostensivo da PMCE.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.