• Carregando...
Praia do Ribeiro, em Bombinhas (SC), impressiona pelas águas cristalinas.
Praia do Ribeiro, em Bombinhas (SC), impressiona pelas águas cristalinas.| Foto: Cristian Cruz/Prefeitura de Bombinhas/Divulgação

Conhecida pelo belo litoral, de águas mornas e limpas, Santa Catarina se tornou um dos destinos mais visitados no verão brasileiro. Apesar do forte turismo, ainda é possível encontrar praias quase secretas, que ficam protegidas por matas e permitem curtir a natureza com silêncio e privacidade, além de aproveitar um banho de mar em águas cristalinas.

Alguns desses paraísos ficam em cidades badaladas do estado, como a capital Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú. A Gazeta do Povo fez uma seleção de praias escondidas que ainda preservam muita natureza e cujos acessos não são tão complicado. Confira:

1. Canajurê, em Florianópolis

Canajurê é um espaço de tranquilidade em meio às praias mais badaladas do norte de Florianópolis (SC).
Canajurê é um espaço de tranquilidade em meio às praias mais badaladas do norte de Florianópolis (SC).| Fernanda Meotti/Arquivo pessoal

Entre as praias de Canasvieiras e Jurerê, duas das mais conhecidas e procuradas de Florianópolis, encontra-se uma praia quase vazia, de água calma e quente, protegida por costões de pedras. O acesso a Canajurê se dá por uma trilha de nível fácil, que demora cerca de 15 minutos.

O local, dividido em várias praias pequenas, é ideal para quem busca tranquilidade - nem parece que se está ao lado das praias mais badaladas do norte de Florianópolis. A prainha também é um ótimo lugar para os apaixonados pelo pôr do sol. A dica é levar água, comida e uma sacola para recolher o lixo.

Como chegar:

  • O acesso à trilha fica no lado norte da praia Jurerê Tradicional, depois do trapiche, pela Servidão Waldemar Medeiros. Segue-se em direção à Marina Croa.
  • A trilha é plana e demora cerca de 15 minutos de caminhada.

2. Praia do Gravatá, em Florianópolis

Praia do Gravatá fica no leste de Florianópolis (SC) e encanta pela preservação da natureza.
Praia do Gravatá fica no leste de Florianópolis (SC) e encanta pela preservação da natureza.| Raphaela Suzin/Arquivo pessoal

Localizada entre as praias Mole e Joaquina, no leste de Florianópolis, a Praia do Gravatá é daquelas que tira o fôlego: pela beleza e também pela trilha que precisa ser feita para chegar até lá. O caminho é considerado de fácil a médio, mas logo no início tem uma ladeira pavimentada e íngreme.

São cerca de 30 minutos de caminhada, com diversos mirantes naturais para apreciar a paisagem, já que o trajeto pelo morro tem uma vista privilegiada do mar. O caminho tem pontos de subida e descida, que exigem atenção principalmente por causa das pedras que podem estar escorregadias. Mas, de forma geral, o acesso ao Gravatá é considerado tranquilo.

Depois da trilha, nada melhor do que aproveitar o mar. A água é gelada, daquelas que parece que limpa a alma. E de aparência cristalina. Atenção com as ondas, pois dependendo da direção do vento, podem estar altas.

Lá não tem infraestrutura, por isso é preciso levar água e comida. Além da areia, que afunda um pouco ao pisar, a praia é rodeada por um gramado, onde muitas pessoas aproveitam para acampar.

Da praia do Gravatá é possível chegar a três "praias secretas" de Santa Catarina. O caminho, apesar de curto, é complexo e exige atenção. No final da trilha do Gravatá, tem um desvio discreto que sobe o morro. É por ele que se chega às praias escondidas. Parte do caminho é feito por um costão de rochas, o que torna o trajeto perigoso. É aconselhado fazer essa parte da trilha com guia.

Como chegar:

  • O acesso à trilha fica na Estrada Geral da Barra da Lagoa, no sentido Lagoa da Conceição–Praia Mole.
  • Na entrada, há uma placa indicando o início da trilha, que tem cerca de 1,3 quilômetro.
  • A trilha começa em uma subida em piso de concreto, que leva a um caminho cercado por natureza.
  • Para quem for de carro, dá para estacionar na Avenida das Rendeiras e acessar o caminho ao lado do bar do Boni. É uma subida que dá direto na Estrada Geral da Barra da Lagoa. Depois, é necessário atravessar a via e andar um pouco para a direita até chegar ao início da trilha.

3. Praia do Saquinho, em Florianópolis

Trilha de nível fácil leva à praia do Saquinho.
Trilha de nível fácil leva à praia do Saquinho.| Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Localizada no sul da ilha, a praia do Saquinho é um refúgio dentro de Florianópolis. O local é pequeno e cercado de mata e pedras, que fazem com que o local tenha o formato de um saco, por isso o nome da praia.

A praia é ideal para quem gosta de tranquilidade, mas também de uma atividade física. O espaço é acessado por uma trilha de nível fácil, que parte da praia da Solidão, com diversos mirantes naturais. Logo no início do caminho está a cachoeira do Rio das Pacas, onde é possível fazer uma parada para mergulho.

O caminho atravessa o Morro do Trombudo e é quase todo calçado, mas com algumas subidas e descidas. O percurso demora cerca de 30 minutos.

Por lá, o Bar do Quirino é de um dos poucos moradores do local. No cardápio, comida caseira com peixe fresco, pescado pela própria comunidade. É necessário fazer reserva antes de ir.

Como chegar:

  • É possível ir de carro até a Praia da Solidão, onde há estacionamentos.
  • Depois, passa a ponte sobre o Rio das Pacas e segue pelo caminho principal por uns 200 metros.
  • Uma placa indica o início da trilha.
  • O caminho é todo pavimentado.
  • O percurso demora cerca de 30 minutos.

4. Praia do Ribeiro, em Bombinhas

Para chegar na Praia do Ribeiro é preciso fazer uma caminhada por uma passarela.
Para chegar na Praia do Ribeiro é preciso fazer uma caminhada por uma passarela.| Louise Stefany/Prefeitura de Bombinhas/Divulgação

Considerada um paraíso escondido junto à área urbana, a praia do Ribeiro tem águas transparentes e tranquilas. É comum ver pessoas fazendo mergulho com snorkel: ali é possível nadar com alguns peixes e, dependendo da época do ano, até avistar tartarugas.

A praia é pequena, com pouco mais de 100 metros de extensão, e não tem infraestrutura. Por isso, é preciso levar água, lanche, sacola para recolher o lixo e canga ou cadeira para aproveitar ainda mais esse espaço.

E o melhor: para chegar nesse cantinho secreto, é só atravessar uma passarela, que pode ser acessada tanto da praia de Bombas como de Bombinhas. São alguns minutos de caminhada, acompanhada por um cenário que não decepciona. A paisagem é formada pelo mar e Mata Atlântica.

Como chegar:

  • A praia do Ribeiro fica entre Bombas e Bombinhas. Uma passarela que pode ser acessada no final dessas duas praias leva ao paraíso escondido.
  • O percurso, feito a pé, leva apenas alguns minutos.
  • Como o caminho é tranquilo, dá para levar até cadeira de praia e guarda-sol.

5. Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú

Praia de Taquarinhas é um verdadeiro refúgio em uma cidade conhecida por altos e luxuosos prédios.
Praia de Taquarinhas é um verdadeiro refúgio em uma cidade conhecida por altos e luxuosos prédios.| Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

No meio da cidade mais badalada de Santa Catarina, ainda há uma praia intocada: Taquarinhas. São cerca de 600 metros de extensão, com areia grossa e mar cristalino, mas agitado.

O local é frequentado principalmente por moradores e pescadores. Por isso, mantém visual mais rústico. Ali não tem infraestrutura, então é preciso levar o que for consumir durante o passeio.

Taquarinhas fica entre as praias de Taquaras e do Pinho, a cerca de 7,5 quilômetros do centro de Balneário Camboriú, e é escondida por mata. O acesso se dá pela Avenida Rodesindo Pavan, onde está localizado o Mirante de Taquarinhas e foi construída uma escada íngreme que leva à praia. O local também pode ser acessado por uma trilha, que foi aberta por um morador da região.

Como chegar:

  • Início pelo Mirante de Taquarinhas, na Avenida Rodesindo Pavan, a partir de onde é possível descer a escadaria até a praia.
  • Outra opção é acessar a trilha que fica ao lado e foi aberta por um morador.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]