• Carregando...
A vacinação contra dengue teve início no dia 09 de fevereiro para o público de 10 a 14 anos.
A vacinação contra dengue teve início no dia 09 de fevereiro para o público de 10 a 14 anos.| Foto: Walterson Rosa-MS-1330

Cerca de 145 mil vacinas da dengue, distribuídas pelo Ministério da Saúde, em seis estados estão com o prazo de validade marcado para o dia 30 de abril, caso não venham a ser utilizadas pelo público-alvo inicial de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (15).

Ao jornal O Globo, a secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, disse que o resultado da aplicação dos imunizantes é "positivo" e "não existe indicativo por parte de estados e municípios de possível perda". Segundo a secretária, ocorre um "delay na divulgação das aplicações" e por isso não há uma "precisão real do avanço da campanha de vacinação".

No final de março, a ministra Nísia Trindade anunciou que as doses não usadas - das 668 mil que foram entregues - seriam redistribuídas para outros municípios em nove estados, dentro das próprias unidades da federação. Porém, a adesão não tem dado conta da quantidade de imunizantes disponível, conforme apontou O Globo.

Segundo o governo, o público-alvo de 10 a 14 anos foi escolhido por concentrar a maior proporção de internação pela doença. Também foi anunciado que não existe a possibilidade de fazer uma “xepa” de doses para pessoas fora da faixa etária atual, pois de acordo com o Ministério isso vai contra o que foi planejado pela comissão técnica para a campanha e a sugestão da Organização Mundial de Saúde (OMS) acatada pelo ministério.

À Gazeta do Povo, o Ministério da Saúde reforçou que diversos Estados e Municípios aproveitaram o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, no último sábado (13), para também impulsionar a aplicação do imunizante contra a Dengue.

"Diante disso, o Ministério verifica junto às unidades da federação se sobraram doses com a data de vencimento em 30 de abril. Caso haja algum estoque remanescente, serão definidas as melhores estratégicas para que nenhuma dose se perca", escreveu a pasta.

Além das doses recebidas por meio de doação, o Ministério da Saúde também informou que adquiriu 5,2  milhões de doses, com o prazo de validade para 2025.

Na primeira semana deste mês, já foram aplicadas 31.650 doses. Os dados da segunda semana ainda não foram fechados. Em março, foram 449.725 aplicações; e em fevereiro, mês que abriu a campanha, 227.272.

Somente neste ano, Brasil já superou a marca de 3 milhões de casos da dengue confirmados. Até o momento, foram registrados 3.289.689 casos e 1.385 óbitos da doença, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]