• Carregando...
O presidente em exercício Geraldo Alckmin e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite.
O presidente em exercício Geraldo Alckmin e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite.| Foto: Cadu Gomes/VPR

Acompanhado de sete ministros, Geraldo Alckmin, presidente em exercício enquanto Lula mantém sua agenda no exterior, onde participa do encontro do G20 na Índia, chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (10) para visitar as áreas mais atingidas pelo ciclone extratropical que passou pelo estado. Alckmin deve se reunir com prefeitos da região e integrantes do governo estadual e anunciar medidas de apoio aos atingidos pelo ciclone.

Ontem (09), Alckmin já havia anunciado o repasse para as prefeituras de cidades atingidas no valor de R$ 800 por pessoa atingida, para que os municípios possam auxiliar no atendimento a essa população. A mobilização do governo federal acontece em meio às críticas de que Lula priorizou a viagem à Índia em vez de tratar da tragédia no Rio Grande do Sul, que contabiliza 43 mortos, 46 desaparecidos e ainda mantém 3.798 desabrigados e 11.642 desalojados. No total, segundo estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os prejuízos causados pelo ciclone chegam a R$ 1,3 bilhão.

Uma conta no Banrisul também foi criada para receber doações em dinheiro para as vítimas. Qualquer valor pode ser depositado na conta SOS Rio Grande do Sul por meio da chave PIX CNPJ: 92.958.800/0001-38. De acordo com o governador Eduardo Leite, os valores transferidos para a conta bancária serão geridos pelo estado em parceria com entidades já reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária.

A opção por priorizar a agenda externa em meio à tragédia no RS gerou críticas de parlamentares. O vice-líder do PL, deputado Bibo Nunes (PL-RS), postou nas redes sociais que Lula “confirma não respeitar e não gostar dos gaúchos”. Já o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) perguntou se Lula tem “solidariedade seletiva” por não ter ganhado no Estado durante as eleições. “Nos locais onde a votação dele não foi a esperada por sua equipe, ele dá de ombros?”, escreveu. A atitude da primeira-dama Janja, que acompanhou Lula na viagem à Índia, também foi criticada. Ao desembarcar no país asiático, a esposa de Lula festejou. “Namastê! Olá, Índia. Boa noite! Me segura que eu já vou sair dançando", disse Janja em vídeo publicado nas redes sociais. A postagem foi apagada pouco depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]