• Carregando...
Focos de incêndio na Amazônia e no Cerrado
Focos de incêndio na Amazônia.| Foto: João Laet/AFP

A Defensoria Pública do Amazonas enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de intervenção federal por conta dos quase 7 mil focos de queimadas que castigam o estado. A Defensoria também pede que a PGR acione o Supremo Tribunal Federal (STF).

No pedido, a Defensoria acusa o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), de omissão diante das queimadas e da seca histórica que atingem o estado.

"Há uma incapacidade do Estado do Amazonas com questão tão séria. O agir do Estado não tem sido minimamente para impedir que queimadas ocorram [...] Ondas de fumaça têm prejudicado a qualidade do ar em Manaus multiplicando as intercorrências em saúde", diz trecho do documento assinado pelo defensor público, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho.

Na quarta-feira (11), Manaus amanheceu com uma das três piores qualidades de ar do mundo. O índice é medido em tempo real pelo site World Air Quality Index (WAQI), que atribuiu a classificação mais alta de risco à saúde por conta da má qualidade do ar da capital do Amazonas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste mês de outubro, o Amazonas atingiu o pior índice de queimadas dos últimos 25 anos.

Em setembro, o estado decretou emergência ambiental em decorrência do avanço das queimadas.

"A capacidade administrativa do Estado tem se mostrado cosmética e absolutamente ineficiente. A continuar desta maneira, um grande naco da Amazônia irá desaparecer este ano, a apontar para a sua completa degradação nos próximos meses", diz outro trecho do pedido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]