Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enchentes no RS

Eldorado do Sul precisará ser evacuada, diz prefeito

Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, está embaixo d'água
Cidade de Eldorado do Sul está tomada pela água (Foto: Prefeitura de Eldorado do Sul / Divulgação)

Ouça este conteúdo

A cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, terá que ser totalmente evacuada, segundo informação do prefeito Ernani de Freitas (PDT). O município tem 39,5 mil moradores.

"Infelizmente teremos de fazer a evacuação total da cidade. Eldorado do Sul está tomada pela água, não tem luz e precisaremos deixar aqui somente as pessoas que ficarão responsável pelo rescaldo da enchente, claro, depois que a água baixar”, explicou ele em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

A estimativa do prefeito é de que Eldorado do Sul precisará de um ou dois anos para se recuperar da situação, que se tornou a pior tragédia provocada por eventos climáticos no estado gaúcho.

A situação na cidade de Eldorado do Sul é devastadora, ainda há moradores que precisam ser resgatados e estão aguardando nas residências.

"Estamos trabalhando pra socorrer as pessoas, levando pra lugar seguro que é na BR, e a partir de e então distribuindo para outros municípios: Porto Alegre, Guaíba, Marina Pimentel, Sertão Santana, entre outros", completou o prefeito.

Engenheiro civil e doutor em recursos hídricos e saneamento ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Dornelles explica que Eldorado do Sul não tem proteção, é uma cidade plana que está numa zona de inundação, porque o próprio rio "moldou" aquela planície.

"O erro é de coordenada geográfica, a cidade não poderia estar ali. Ela está bem na curva do Jacuí e a cota (para inundação é) baixa. A cidade é dentro de uma planície de inundação. Está na mesma condição que o aeroporto de Porto Alegre, no bairro Humaitá", explica o especialista.

Segundo o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h desta terça-feira (7), as chuvas pelo Rio Grande do Sul provocaram 90 mortes. Há ainda 361 pessoas feridas e132 desaparecidos. O estado tem 155.741 desalojados e 48.147 pessoas em abrigos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.