Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Corrida ao Senado

Empresariado de SC critica “importação” de candidatos após especulação sobre Carlos Bolsonaro

Carlos Bolsonaro de olho no Senado por SC
Carlos Bolsonaro foi reeleito vereador do Rio de Janeiro em 2024. (Foto: Caio César/CMRJ)

Ouça este conteúdo

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) reagiu após as notícias que o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL-RJ) pode trocar o domicílio eleitoral do Rio de Janeiro por SC para concorrer a uma vaga ao Senado em 2026 pelo estado, considerado o mais conservador do país.

Apesar da maioria do eleitorado de direita e alta aprovação do governador Jorginho Mello (PL-SC), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), a entidade - que representa o setor produtivo catarinense - afirmou que o estado não precisa “importar candidato” para representação no Congresso Nacional e defendeu as lideranças locais como “preparadas e legítimas”.

“A indústria catarinense defende que a voz do estado em Brasília deve ser constituída com base no mérito, no diálogo com a sociedade e na profunda conexão com os catarinenses - e não por imposições externas”, afirma a nota da Fiesc.

A entidade lembra que Santa Catarina possui um dos maiores parques industriais do Brasil e que os congressistas eleitos precisam ter conhecimento das demandas e ligação com o setor produtivo. 

“Somos protagonistas nas exportações, na inovação e na geração de empregos e, graças a isso, referência nacional em qualidade de vida e segurança. Para seguir avançando e enfrentar uma série de desafios, entre os quais os de infraestrutura, precisamos de representantes com raízes no Estado.”

Após comentar nas redes sociais sobre a possibilidade de deixar o estado do Rio de Janeiro e se candidatar em outro estado, sem confirmar o destino, Carlos Bolsonaro recebeu o apoio do governador de SC, mas teria que enfrentar a concorrência das deputadas federais Carol De Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL, cotadas para a vaga ao Senado pelo partido em Santa Catarina.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.