
Ouça este conteúdo
A instalação da HPE Automotores, a fábrica de carros de corrida da Mitsubishi, mudou o perfil da cidade de Catalão (GO), que até o final da década de 1990 mantinha o ritmo de um pequeno município do interior com pouco mais de 45 mil habitantes. Após quase três décadas, a cidade ultrapassou os 120 mil moradores, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo que a maioria dos novos habitantes foi atraída pelo desenvolvimento econômico acelerado e pelas oportunidades profissionais.
Os carros de corrida da Mitsubishi incluem modelos como L200 Triton, Outlander Sport, Pajero e Eclipse Cross, todos preparados na fábrica goiana para competições nas pistas de automobilismo. "O marco da transformação socioeconômica em Catalão teve início em 1998, com a chegada da HPE Automotores, representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil, que gerou muitos empregos e fez a economia crescer", afirma o prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB).
Com uma área construída de 247 mil metros quadrados, a HPE gera mais de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, com capacidade de produzir mais de 120 mil veículos ao ano. Com o avanço da indústria automobilística, Catalão se tornou a terceira maior economia de Goiás, com PIB de quase R$ 10 bilhões.
“No final década de 1990, começamos a produção local em Goiás. Desde então, a produção de Catalão acumulada atingiu 800 mil veículos e o Brasil é um dos mercados mais importante para a nossa empresa”, afirma o CEO da Mitsubishi Motors, Takao Kato.
Fábrica de Catalão recebe autorização para exportação dos carros Mitsubishi
A unidade da HPE Automotores — representante oficial da marca no Brasil — iniciou as atividades voltada ao mercado interno e avança para exportação dos veículos para toda a América do Sul após a fábrica de Catalão receber a autorização para o comércio exterior. Há previsão de que a exportação também seja autorizada para os Estados Unidos.
No início da segunda quinzena de julho, o governo de Goiás assinou o contrato de exportação durante a missão oficial à sede mundial da Mitsubishi, em Tóquio. A comitiva foi liderada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e acompanhada pelo prefeito de Catalão.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o impacto será direto na economia local. “Além de aumentar o número de carros fabricados em Catalão, crescendo consequentemente a geração de emprego e de ICMS para a cidade e para o estado, o acordo permite que a HPE exporte para toda a América do Sul.”

Na nova fase, a HPE Automotores vai adaptar a planta de Catalão para incluir a produção de veículos híbridos e elétricos. Em 2024 foi anunciado um investimento de R$ 4 bilhões até 2032, com expectativa de geração de até 2 mil novos empregos até o final da década.
A HPE informou que vai aplicar o montante em qualificação profissional, produção de novos produtos e desenvolvimento de tecnologias híbridas e flex. A ação amplia a competitividade da indústria automotiva goiana no cenário internacional.
“Os investimentos vão proporcionar mudanças muito benéficas para parte importante da força de trabalho na região de Catalão, que tem a indústria automotiva como principal atividade econômica. Por meio desses investimentos, teremos profissionais cada vez mais capacitados e aptos para vão desenvolver suas carreiras neste segmento”, afirma o CEO da HPE, Mauro Luís Correia.

Unidade em Catalão é fábrica de veículos para Mitsubishi Cup
A unidade em Catalão é a única fábrica da América Latina que produz os veículos de competição da marca. Os modelos usados na Mitsubishi Cup saem da linha de montagem com engenharia nacional e suporte técnico da Spinelli Racing, empresa especializada em carros de velocidade.
A Mitsubishi Cup é uma das principais competições do Brasil e a mais tradicional da América Latina na categoria rally off-road, ou seja, em terrenos não pavimentados, como trilhas em pedra, areia e lama. Em 24 anos de disputas consecutivas, a competição já reuniu mais de 14 mil participantes com percursos em terrenos variados.
A Mitsubishi também participa de outras competições, como a Stock Car e a Copa Truck, reforçando a presença no automobilismo. No Rally dos Sertões, a montadora é a patrocinadora mais longeva da história da prova com apoio ao evento há mais de 20 anos.
A HPE Automotores possui uma infraestrutura completa para a produção – solda (chassi e carroceria), tratamento anticorrosivo, pintura tri-coat, fábrica de motores, linha de montagem, inspeção final e envio. A indústria tem capacidade de montar até 30 diferentes versões de veículos simultaneamente.
Além disso, a HPE é a única montadora do país que realiza transformações de veículos dentro da fábrica. O processo, que começou em 2016 para evitar demissões, hoje representa um importante diferencial de mercado. Assim, os veículos personalizados para frotistas, polícias ou para atender o agronegócio saem prontos da linha de montagem, sem a necessidade de alterações posteriores.
VEJA TAMBÉM:








